EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Hackers bolsonaristas promovem mais de 1.500 ataques à carta em defesa da democracia

Carta, que já foi assinada pela Febraban e por ex-ministros do STF, já conta com mais de 100 mil assinaturas; veja como assinar aqui

Créditos: Arquivo/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Estado de Direito Sempre!, site que coleta assinaturas para a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", sofreu desde terça-feira (26), quando foi ao ar, até o momento, 1.538 tentativas de ataques hackers.

O documento é uma resposta às ameaças golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL), e defende os tribunais superiores, as eleições e a democracia. Além disso, presta homenagem aos 45 anos da "Carta aos Brasileiros", lida na Faculdade de Direito no ano de 1977.

Os detratores têm usado xingamentos e nomes falsos para tentar tumultuar a lista de signatários, além de ataques para tentar tirar o site do ar.

Mais de 100 mil assinaturas

Apesar disso, o site já recebeu mais de 4,5 milhões de acessos e soma mais de 100 mil assinaturas. Entre os que já assinaram o manifesto estão os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STFJoaquim Barbosa e Nelson Jobim, além de juristas, personalidades e banqueiros como Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.

Para assinar o documento clique aqui.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também aderiu à Carta em defesa da Democracia. Em nota, a federação que representa os banqueiros do país afirma que "no âmbito de sua governança interna, por maioria, deliberou por subscrever documento encaminhado à entidade pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), intitulado ‘Em Defesa da Democracia e da Justiça’”.

No mesmo dia da assinatura do manifesto pela Febraban, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PL), declarou que "sempre fui a favor da democracia e confio no sistema eleitoral”, isolando ainda mais Bolsonaro.

Com informações da coluna de Mônica Bergamo