ELEIÇÕES 2022

CNN cancela debate após ausência de Lula e Bolsonaro e Ciro reclama: "silêncio da mordaça"

O canal de notícias estuda a possibilidade de parceria com outras emissoras para realizar o debate presidencial

CNN cancela debate após ausência de Lula e Bolsonaro e Ciro reclama: "silêncio da mordaça".Créditos: CNN Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A CNN Brasil divulgou comunicado na noite desta segunda-feira (25) onde revela que optou por cancelar o debate com os candidatos à presidência da República. No texto, a emissora afirma que "a decisão foi tomada porque as campanhas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não confirmaram as presenças de ambos". 

Para a emissora, sem a presença de Lula e Bolsonaro, o debate não refletiria o real cenário de disputa pelo Palácio do Planalto. "A CNN reforça seu interesse em estimular o amplo debate entre postulantes à Presidência e considera fundamental que eles se comprometam com o comparecimento para prestar informações aos eleitores tendo como objetivo único o fortalecimento da democracia brasileira". 

A CNN Brasil declarou no comunicado que estuda a possibilidade de formar parceria com outras emissoras para que o debate seja realizado. "As premissas para a definição desse formato são o compromisso de todos os veículos com o sistema democrático e com a total imparcialidade diante do cenário político polarizado". 

O debate da CNN Brasil estava marcado para o dia 6 de agosto e, em caso de segundo turno, havia reservado o dia 3 de outubro. 

 

Ciro Gomes lamenta cancelamento do debate  

 

O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, usou as redes sociais para lamentar o fato de a CNN Brasil ter cancelado o debate. Para Gomes, "é uma grande decepção". 

"Para mim será uma grande decepção se a CNN Brasil, que nasceu com o propósito de ser plural, deixar o seu público sem um debate", escreveu Ciro Gomes. 

Em outro tuíte, Ciro Gomes falou sobre o "silêncio da mordaça". "A democracia corre mais riscos e sofre mais danos com o silêncio da mordaça do que com os latidos de cão desdentado, como os de Bolsonaro, no seu show patético no Maracanãzinho".