NOVO BRASIL

Lula pode anunciar três mulheres em ministérios junto com Haddad, Múcio, Rui, Dino e Vieira

Movimentos sociais articulam para que Lula reveja decisão de deixar Gleisi Hoffmann fora do Ministério. Anúncio dos primeiros nomes será feito antes do jogo entre Brasil e Croácia pelas quartas de final da Copa do Catar.

Lula e Gleisi Hoffmann.Créditos: Ricardo Stuckert
Por
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Café na manhã desta sexta-feira (9), a deputada eleita Dandara Tonantzin (PT-MG), que faz parte da Executiva Nacional do partido, afirmou que Lula (PT) deve anunciar o nome de três mulheres para o Ministério nesta sexta-feira (9) junto com outros cinco nomes já dados como certo: Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio Monteiro (Defesa), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Rui Costa (Casa Civil) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

"Lula chamou ela (Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do partido) durante a reunião (da Executiva do PT) para ir ao apartamento onde ele está por volta das 19h, 20h, para justamente combinar qual seria a lista, o método do anúncio e o que eles iriam pauta dos ministros nesta sexta-feira. Eu também acho que vai ser em torno de cinco a oito anunciados e serão ai ao menos três mulheres e espero que em breve venha ai negros e negras", afirmou Dandara, que estava na reunião realizada nesta quinta-feira (8).

Os nomes mais prováveis das primeiras mulheres do governo são: Marina Silva, para o Meio Ambiente; Nísia Trindade Lima, para a Saúde; e Izolda Cela, na Educação. O anúncio será feito durante entrevista por volta das 10h.

Além das três mulheres que podem ser anunciadas nesta sexta, nos bastidores setores ligados aos movimentos sociais articulam uma carta para que Lula reveja a decisão de deixar Gleisi fora do Ministério.

"A Gleisi é vista como uma pessoa que é uma ponte entre os movimentos sociais e o governo", afirmou, também no Fórum Café, Elenira Vilela, liderança do PT em Santa Catarina, destacando que há "nomes importantes" à frente dessa articulação.

Na reunião da Executiva, o PT firmou consenso em lutar por pelo menos seis ministérios no governo Lula: Educação, Economia, Casa Civil, Desenvolvimento Social, Mulheres e Igualdade Racial. Caso a ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, que é do PDT, seja confirmada na Educação, o PT deve reivindicar um novo posto.

Assista ao Fórum Café