BRAVATA

"Paraplégico", Oswaldo Eustáquio diz que vai brigar com PF que for prendê-lo

Blogueiro utiliza uma cadeira de rodas, mas já foi flagrado em diferentes vídeos movimentando as pernas e até se levantando

Créditos: Reprodução / Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio está com medo de ser preso. No dia dos ataques terroristas perpetrados por apoiadores do ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília (DF) na última segunda (12), o jornalista foi filmado se refugiando no Palácio da Alvorada. Há inclusive um pedido de indiciamento do presidente e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, por ter dado a guarida a um dos investigados pela ação. 

Utilizando uma cadeira de rodas, Eustáquio já foi flagrado movimentando as pernas em diferentes situações. Em um dos vídeos, ele inclusive fica de pé.

Histórico

Investigado no inquérito sobre financiamento e articulação de atos antidemocráticos realizados desde a derrota nas urnas de Bolsonaro para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Oswaldo Eustáquio chegou a ser preso no início do ano passado por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Agora, é um dos alvos da megaoperação da Polícia Federal (PF) determinada também por Moraes na última quinta-feira (15), para identificar os organizadores dos atos antidemocráticos. De acordo com a PF, a ação tem relação com "bloqueios de rodovias após a proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022".

Filmado e divulgado pelo perfil @ricardomartinspr, Eustáquio parece se fiar na certeza de proteção dos militares às ações golpistas, confessa que já fugiu para não ser preso antes e chega a ameaçar agentes da polícia federal que vierem detê-lo:

Guarida militar

"Ricardo, o Alexandre de Moraes mandou me prender cinco vezes. Três ele cumpriu. Na quarta eu fui para o México, na quinta eu estou na área militar, e se a Polícia Federal vier me prender aqui pode vir, eu me entrego, desde que o General Freire Gomes libere a entrada deles", disse o blogueiro.

Freire Gomes é o atual comandante do Exército brasileiro. O general assumiu a função em março de 2022, indicado pelo ainda Presidente da República em substituição ao general Paulo Sérgio Nogueira, que virou Ministro da Defesa no lugar de Walter Braga Netto, o qual, por sua vez, deixou o cargo para ser vice de Bolsonaro na chapa do PL, derrotada nas urnas.

Ameaça

Subindo o tom, Eustáquio continua, ameaçando agentes das forças de segurança: "agora, se eles [policiais federais] entrarem escondidos aqui, eu, mesmo na cadeira de rodas - minha perna não é muito forte, eu mexo um pouquinho, mas meu braço é -, eu vou ter que fazer o quê? Imobilizar o policial federal, algemar ele (sic), dar voz de prisão, prender, e entregar ele para a polícia do exército, e é isso que eu vou fazer. Dentro da lei", concluiu.

Ricardo Martins, que gravou e postou o vídeo, tem uma bandeira do Brasil e uma dos EUA em seu perfil do Twitter. Sua descrição também mistura inglês em português: "Father, Husband, Preacher, Exposing Marxism in the Church, Expondo Marxismo na Igreja". De acordo com sua conta no Twitter, mora nos Estados Unidos. Suas postagens reproduzem as teorias do bolsonarismo.

Bravateiros

Nesta semana um outro golpista que gravou vídeo com bravata contra Alexandre de Moraes acabou preso. Sarneyzinho do Maranhão entrou chorando no camburão.

Confira a íntegra do vídeo da bravata golpista de Oswaldo Eustáquio: