O líder do MTST e deputado federal eleito com mais de 1 milhão de votos, Guilherme Boulos (PSOL-SP) deu uma entrevista nesta segunda-feira (4) ao programa Roda Viva. Durante a conversa, Boulos falou do papel da esquerda no segundo turno e que prevê vitória de Lula no segundo turno.
"Existia uma expectativa melhor. Eu entendo que nós estamos há quatro anos vivendo esse pesadelo e ontem era uma possibilidade de acabar com isso. Agora, quem aguentou quatro anos aguenta mais 28 dias. Nós temos que ter em mente que a tática do bolsonarismo sempre foi e vai ser neste segundo turno, uma tática de intimidação, de nos colocar com medo e nós não podemos. Isso é tudo que nós não podemos fazer", disse Boulos.
Te podría interesar
Na entrevista comandada pela jornalista Vera Magalhães, Boulos também analisou o processo eleitoral de São Paulo e o desaparecimento do PSDB no cenário político eleitoral.
"A direita tradicional, que sempre governou São Paulo por 28 anos, nessa eleição simplesmente desapareceu. A bancada do PSDFB na Câmara Federal é menor que a do PSOL. O PSDB fez 13 deputados federais, e o PSOL, na sua federação com a REDE, fez 14 deputados federais. Essa direita tradicional foi engolida pelo monstro criado pela direita chamado Bolsonaro, certo? Quando começara a brincar com a democracia, desde 2014, acreditando que isso cairia no colo deles. Soltar Pitbul é muito fácil, prender depois que é o problema".
Te podría interesar
Eleito com mais de 1 milhão de votos, Guilherme Boulos também analisou qual deve ser o papel da esquerda e o seu, especificamente, na Câmara dos Deputados. "O lugar que eu vou ocupar na Câmara não é uma ruptura com a minha história, com o movimento social, é uma forma de levar essas pautas, essas lutas, essas vozes do movimento social para dentro de um espaço de poder", disse.
A entrevista na íntegra pode ser conferida abaixo: