A GENTE NÃO SABEMOS ESCOLHER PRESIDENTE

Pensador contemporâneo Roger Moreira atualiza conceito de comunismo

Na lógica rogeriana, se formos levar em conta que, conforme o Datafolha, 62% dos brasileiros são contra a anistia aos participantes do 8/1, logo concluímos que mais da metade de nossos compatriotas são comunista

Roger Moreira com Bolsonaro e o tuite sobre o neocomunismo.Créditos: Instagram / Rede X
Escrito en OPINIÃO el

Poucas palavras são tão distorcidas no debate público como é o vocábulo comunismo. Historicamente, no Brasil, qualquer indivíduo que defenda justiça social tende a ser tachado por setores conservadores como comunista. Para a extrema direita religiosa, influenciada pelas ideias neopentecostais e a chamada pauta dos costumes, comunismo é sinônimo de ideologia de gênero, kit-gay, globalismo e banheiro unissex. Além disso, supostas ameaças de o Brasil virar uma “ditadura comunista” foram utilizadas como um dos pretextos para os golpes de 1964 e 2016.

O termo comunismo também é equivocadamente concebido como sinônimo de socialismo. Nesse sentido, a obra de Marx é a principal base para se compreender esta questão. Segundo o pensamento marxiano, cada fase do desenvolvimento da humanidade produz o germe de sua destruição. No sistema feudal essa função coube à burguesia. No sistema capitalista, a classe operária, explorada pelos patrões, deve se organizar e promover a revolução socialista, transformando os meios de produção em propriedades coletivas.

Instaurado o socialismo, caberia ao proletariado apoderar-se do aparelho estatal e eliminar as diferenças sociais originadas pelo sistema capitalista. Corrigidas as distorções sociais, instituições como o Estado, o mercado e a propriedade privada deixariam de existir. Surgiria então a derradeira etapa do desenvolvimento da humanidade: o comunismo.

No entanto, não bastassem os delírios da extrema direita neopentecostal sobre o que é ser comunista, eis que o grande pensador contemporâneo, Roger Moreira, também decidiu contribuir para o debate.

Em postagem no X, ao comentar uma foto de Jair Bolsonaro, tendo ao fundo a mensagem “Sem anistia” em um prédio de Copacabana, Roger escreveu: “O cretino mora de frente pra praia em Copacabana, mas é comunista. Outro hipócrita”.

Desse modo, “comunista”, simplesmente, é aquele indivíduo contrário à anistia para Bolsonaro e seus fanáticos seguidores das manifestações de 8 de janeiro de 2023.

Nessa lógica rogeriana, se formos levar em conta que, conforme o Datafolha, 62% dos brasileiros são contra a anistia aos participantes do 8/1, logo concluímos que mais da metade de nossos compatriotas são comunistas. Nem o mais paranoico conservador imaginaria esse cenário. O vocalista da banda de apoio de Danilo Gentili realmente faz jus ao QI elevado. Inútil, a gente somos inútil.

Assim, Roger Moreira trouxe uma excelente reflexão para o universo paralelo da extrema direita. Nessa realidade alternativa, nas páginas dos livros de Marx, comunistas devem fazer votos de pobreza, não podem ter iPhone e muito menos morar em Copacabana. Quem desobedecer a esses axiomas, como bem pontuou o grande pensador Roger, logo é rotulado como hipócrita.

Enfim, o meme já vem pronto!

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar