AINDA NÃO CHEGOU AO FIM

Caso Marielle não pode ser encerrado - Por Chico Alencar

Deputado do PSOL comenta o relatório da Polícia Federal que dá por encerrado os procedimentos para apurar o crime que assassinou a vereadora carioca e seu motorista

Créditos: Flickr (Mídia Ninja/Nanah Alle) - Vereador Marielle Franco, assassinada em 2018
Escrito en OPINIÃO el

A Polícia Federal entregou, na quinta-feira passada (23), um relatório em que dá por encerrado o Caso Marielle.

Reconhecemos avanços na apuração da barbárie contra Marielle e Anderson. Mas, pelo revelado na delação de Ronnie Lessa, executor de Marielle e Anderson, não dá para dizer que "o caso está totalmente resolvido". A conclusão do inquérito parece precipitada.

Os depoimentos dos acusados irmãos Brazão e do delegado Rivaldo não foram ainda colhidos. O que falarão? A PF não confirmou vários fatos que o assassino confesso relatou. Contudo, só a palavra não basta. Ainda há elos e cumplicidades importantes a serem desvendados!

Também precisamos saber mais sobre o monitoramento de figuras públicas do PSOL. Ronnie Lessa disse que, a pedido dos Brazão, pesquisou "possíveis outros alvos", como Marcelo Freixo, Renato Cinco, Tarcísio Motta e eu. Todos parlamentares do PSOL à época (2017/2018), como nossa amada Marielle.

É assustador você imaginar que pode ser eliminado pela covardia e brutalidade desse pessoal, mas, também, de certa forma, é uma honra nadar contra a corrente da milícia.

"O PSOL atrapalhava os planos", disse o delator. E continuaremos combatendo todos os "planos" de dominação despótica de territórios, negócios escusos, politicagem corrupta, currais de votos, marginalização dos pobres e dos "diferentes", destruição ambiental.

Somos um partido ainda pequeno, mas com vocação de grandeza. Ao contrário de tantas legendas poderosas, não contemporizamos com milícias, truculência, hipocrisia, negacionismo climático e golpes contra nosso ainda frágil Estado Democrático de Direito.

Existe muita raiva do PSOL porque somos uma sigla que não é conivente com esses criminosos. O PSOL seguirá resistindo a todas as formas de opressão. Com milícia não tem jogo!

Em tempo: a PF nos orienta sobre as cautelas necessárias em relação a esse "levantamento" com intenção criminosa. Nem todos os "gangsteres" da política estão presos.

*Chico Alencar é escritor, professor de História e deputado federal eleito pelo PSOL-RJ

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar