LITERATURA

Escritos inéditos de autora de ‘O sol é para todos’ serão publicados em 2025

Após permanecerem perdidos por décadas, contos e ensaios inéditos de Harper Lee vêm à tona em nova coleção este ano

Harper Lee em fotografia.Créditos: Donald Uhrbrock
Escrito en MULHER el

"O sol é para todos" (To kill a mockingbird, no título em inglês), romance lançado em 1960 e ganhador do prêmio Pulitzer em 1961, é a principal obra de Harper Lee (1926-2016), escritora natural do Alabama que já foi interpretada em diversas obras de ficção.

Alguns de seus outros escritos, no entanto, permaneceram “perdidos” por décadas: após a publicação de seu romance principal, Lee nunca mais lançou um título, exceto por "Vá, coloque um vigia", a "continuação" de O Sol é para todos, que foi encontrado guardado em uma caixa antiga em 2015 e narra como o advogado Finch defende um rapaz negro de uma acusação de estupro por uma mulher branca.

Apesar do impacto de seu primeiro livro na mídia e em obras posteriores, ‘O sol é para todos’ foi julgado por especialistas como "subestimado": "Nunca foi tema de uma dissertação", teve "apenas seis estudos literários", e a maioria deles não passava de duas páginas, nota a escritora Claudia Durst. Após sua publicação, aliás, o livro chegou a ser banido em algumas escolas norte-americanas devido às contradições raciais de sua época.

A obra ganhou adaptação para o cinema em 1963, com direção de Robert Mulligan, e recebeu diversas indicações ao Oscar (como Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado), além de aos prêmios BAFTA e Globo de Ouro (por Melhor Diretor e Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator Estrangeiro).

A autora faleceu em 2016, aos 89 anos, vítima de um ataque cardíaco enquanto dormia. Depois de sua morte, foram descobertos, no seu antigo apartamento novaiorquino, fragmentos de histórias de ficção que nunca haviam sido publicados.

De acordo com uma reportagem do New York Times, oito contos curtos foram resgatados de seu "esconderijo" e vão ser publicados em uma nova coleção, intitulada "The Land of Sweet Forever: Stories and Essays" ("A terra do doce para-sempre: histórias e ensaios", em tradução livre).

A data de publicação da coleção de escritos póstumos de Lee está estimada para 1° de outubro de 2025. 

Eles narram momentos da infância de Harper no sul dos Estados Unidos, temas raciais — como aqueles que permeiam 'O sol é para todos' e o tornam tão relevante — e dão uma visão panorâmica das inspirações da autora ao longo de sua vida.

"É uma incrível cápsula do tempo do desenvolvimento dela como escritora", descreve a biógrafa oficial de Lee, Casey Cep. 

Algumas das histórias narram, ainda, a vida de Lee após se mudar para Nova York, em 1949, e suas experiências em um lugar menos familiar do que o Alabama, em que nasceu e cresceu, e que inspirou suas obras.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar