O jato comercial C929, em desenvolvimento pela COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China), tem sido idealizado desde 2021 para competir com aeronaves da linha de frente da Airbus e da Boeing. Com alcance de até 12 mil km e capacidade para até 350 assentos, ele pretende ser uma alternativa aos modelos Boeing 878 e Airbus A350.
Te podría interesar
Apresentado no final do ano passado, durante a exposição do setor aéreo chinês Air China, o COMAC C929 foi, inicialmente, desenvolvido como fruto de uma parceria conjunta entre China e Rússia, representada pela CRAIC (China-Russia Commercial Aircraft International Corporation), joint-venture posteriormente dissolvida devido às sanções internacionais aplicadas contra a Rússia após o início da guerra contra a Ucrânia.
O que não se sabe sobre esse inovador projeto chinês, que deve se lançar como competidor do duopólio de empresas que dominam o mercado internacional de jatos, é que ele está sob a liderança de uma mulher: Zhao Chunling, sua designer-chefe, é a primeira mulher à frente de um programa aeronáutico de grande escala na China, como nota o portal Aeroin.
Te podría interesar
Ela assumiu a posição em 2023, e hoje lidera o projeto do mais promissor jato comercial em desenvolvimento pela China, o terceiro da COMAC.
“Os papéis podem mudar, e os desafios são sempre novos, mas o meu sonho de conquistar os céus e minha determinação seguem firmes como sempre”, afirmou Chunling, que também já havia trabalhado no processo de desenvolvimento das aeronaves C909 e C919, antecessoras do C929 — embora não como designer-chefe.
O C929 tem sua conclusão estimada para 2030.
Em fotos divulgadas recentemente pelo portal chinês Xinhua, Zhao Chunling aparece caminhando em meio a protótipos em construção do C929, explorando o interior do jato e conversando com seu time de design, que ela agora lidera.