APOIO À MULHER

Feminicídio Zero: campanha ocupa gramado da final do Brasileirão Feminino

Ministra Cida Gonçalves, que coordena mobilização nacional, acompanha a vitória do Corinthians sobre o São Paulo e destaca a importância do envolvimento dos homens no combate à violência contra a mulher

Créditos: Agência.Gov - Campanha Feminício Zero entra em campo na final do Brasileirão Feminino
Escrito en MULHER el

A Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero também entrou em campo durante a final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, que consagrou o Corinthians como campeão com uma vitória de 2 a 0 sobre o São Paulo neste domingo (22).

A campanha, coordenada pelo Ministério das Mulheres, teve destaque na partida disputada na Neo Química Arena, que registrou um público recorde de 44.529 pessoas. A ministra Cida Gonçalves esteve presente para reforçar a importância do combate à violência contra a mulher.

As jogadoras do Corinthians entraram em campo usando braçadeiras alusivas à campanha contra o feminicídio, e os times posaram com faixas que traziam a mensagem "Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada", além de promover o número de denúncia "Ligue 180". A ação contou com a parceria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que transmitiu o jogo e exibiu vídeos da campanha durante o pré-jogo e intervalo.

"Ao trazer essa campanha para os estádios, incluímos os homens nesse debate, que são aliados essenciais. As pesquisas mostram que a violência contra as mulheres aumenta 26% em dias de jogos de futebol", destacou a ministra Cida Gonçalves.

A ministra também ressaltou o incentivo ao futebol feminino como parte dos esforços do governo federal para o crescimento do esporte.

A Mobilização Feminicídio Zero, lançada em agosto, já conta com a adesão de nove clubes de futebol e realiza ações contínuas em jogos de várias divisões do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.

Assista

Campanha Feminicídio Zero invade os estádios de futebol

O futebol é uma das prioridades da campanha Feminicídio Zero, com uma programação de ações em jogos do Campeonato Brasileiro, como faixa levada em campo pelos jogadores com os dizeres “Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” e a divulgação do Ligue 180; veiculação de vídeo da campanha com frases que orientam a busca de ajuda e o acolhimento de mulheres em situação de violência no telão do estádio; presença no telão de LED em torno do gramado ao longo de toda a partida, em uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Mobilização nacional

A campanha faz parte de uma mobilização nacional permanente do Ministério das Mulheres, envolvendo diversos setores do país no compromisso de pôr fim à violência contra as mulheres, em especial aos feminicídios, a partir de diversas frentes de atuação (comunicação ampla e popular, implementação de políticas públicas, engajamento de atores diversos).

Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky