RELATOS DE AGRESSÃO

Outras celebridades já foram vítimas de violência doméstica; relembre casos

Além de Ana Hickmann, artistas brasileiras e internacionais já expuseram casos de agressão

Ana Hickmann é mais uma vítima da violência doméstica.Créditos: Wikimedia Commons / Divulgação / Wikimedia Commons
Escrito en MULHER el

Ana Hickmann registrou um boletim de ocorrência contra o marido, Alexandre Corrêa, neste sábado (11), após sofrer lesão corporal e violência doméstica. Juntos há 25 anos, o casal tem o filho Alezinho, de 10 anos. O caso foi registrado na delegacia de Itu, onde residem no interior de São Paulo. A apresentadora procurou atendimento médico e teve que usar uma tipoia devido às lesões no braço resultantes da agressão.

A violência doméstica é um problema persistente no Brasil e no mundo e afeta todas as classes sociais. Há estimativas mais recentes sugerindo que, pelo menos, uma mulher é vítima desse crime a cada quatro horas, de acordo com um estudo feito pela Rede de Observatórios da Segurança.

Muitas celebridades vêm a público compartilhar experiências traumáticas da agressão e lutar por justiça e voz no combate ao crime. A seguir, a Revista Fórum listou oito celebridades brasileiras e internacionais que já foram agredidas e hoje buscam visibilidade na luta da violência contra a mulher:

Rihanna 

Em 2019, a cantora americana sofreu violência de seu então namorado, Chris Brown, resultando em uma sentença que incluiu trabalhos comunitários e cinco anos de liberdade condicional para o agressor. Em entrevista à revista Vanity Fair, ela compartilhou que inicialmente protegia o ex-namorado, acreditando que as pessoas não o entendiam.

De acordo com ela, "Depois de um tempo naquela situação, você percebe que você é o inimigo. Se você suporta o que está acontecendo, talvez esteja aceitando que merece esse tipo de coisa, e foi aí que eu finalmente tive que dizer, fui estúpida em pensar que poderia aguentar isso."

Amber Heard

Antes casada com o ator Johnny Depp, Amber Heard o acusou de violência física durante o processo de divórcio. As alegações foram contestadas e negadas por Depp naquela época.No entanto, em 2016, a revista Porter revelou em uma carta aberta que Amber era uma apoiadora do movimento #MeToo. A campanha ganhou tradução. #EuTambém e #YoTambien tomaram as redes em 2017 e relatos de vários lugares do mundo vieram à tona e mostraram como a cultura do estupro se faz presente em vários lugares do mundo. 

Em um trecho, a atriz destaca um outro problema que aflige todas as mulheres vítimas de violência: "Quando uma mulher compartilha sua dor, em vez de receber respeito e apoio, é rotulada de mentirosa, não importa quão terrível seja o trauma."

Tina Turner 

Por vários anos, Tina e Ike compartilharam uma relação que abrangia tanto o âmbito profissional quanto o pessoal, caracterizada por repetidas ocorrências de violência. A cantora era frequentemente alvo de agressões físicas e verbais, chegando a se apresentar em público exibindo hematomas, olhos roxos e lábios inchados. A duração desse relacionamento abusivo foi de 18 anos.

Madonna

Na década de 80, Madonna tornou público o caso de violência doméstica que sofreu, acusando o ator Sean Penn de agressão física. Rumores na época sugeriam que a cantora teria sido vítima de violência por um período de nove horas, mas o caso nunca chegou a ser formalmente apresentado perante a justiça. Eventualmente, a estrela conseguiu se distanciar do ator e encerrar o relacionamento.

Palmirinha

A renomada chef compartilhou que era vítima de violência por parte do marido, explicando: "Ele bebia muito, tinha várias amantes. Eu achava que se eu me separasse dele eu iria prejudicar o futuro das minhas filhas. Apanhei muito dele até minha segunda filha se casar. Aí eu me separei, eu tinha 45 anos".

Em outra entrevista, concedida à Revista Veja, em 2017, a Palmirinha disse que “estava sempre com olho inchado, machucada, com roxos pelo corpo”.

Mariah Carey

Em um capítulo de seu programa televisivo 'Mariah's World', a artista Mariah Carey expôs que foi vítima de controle coercitivo por parte do homem com quem se casou quando ainda estava na casa dos vinte anos.

Em 2016, durante uma entrevista ao canal E!, Mariah Carey compartilhou uma experiência traumática, revelando: "Naquele período, eu trabalhava com alguém que exercia um controle significativo sobre mim e minha vida. Essa pessoa era consideravelmente mais velha e queria que eu me distanciasse de todos". Na ocasião, a cantora afirmou que não sofreu violência física, mas enfrentou por bastante tempo situações de abuso de poder. Há especulações de que esse relacionamento envolvia o ex-presidente da Sony Music, Tommy Mottola.

Joelma 

Segundo a AG News, a cantora sofreu violência doméstica de seu ex-marido e companheiro de banda. Joelma explicou o motivo de ter demorado para se separar, já que o ex-casal esteve junto por mais de duas décadas. "Muitas mulheres não expõem por vergonha. Eu também tinha. Não queria que algo tão pessoal viesse à tona", disse.

Joelma complementou o caso em uma entrevista concedida ao Fantástico: "A minha vida estava tão ligada e amarrada ao meu casamento. Eram o meu trabalho, a minha família, os meus sentimentos de  mulher, tudo entrelaçado. Era tão preso, tão amarrado, que era quase impossível separar. De repente tudo desaba. Arrancaram as minhas forças, eu me sentia como se fosse um zumbi. Mas eu pensei: 'eu preciso me levantar'. Eu não podia aceitar aquela situação.”

Luana Piovani

Em 2008, a atriz sofreu agressões por parte do ator Dado Dolabella em uma boate no Rio de Janeiro. As câmeras do estabelecimento registraram o caso, resultando no processamento e condenação de Dado em 2014. Ele recebeu uma sentença de dois anos e nove meses de prisão em regime aberto.