BOICOTE

Comunidades do Reddit estão banindo links para o X após gesto de Musk

Subreddits com milhões de usuários reagem com boicote à saudação, identificada como nazista, feita pelo bilionário, que foi celebrada por grupos extremistas

Em sua rede social, Musk ironizou as diversas reações negativas ao seu gesto
Em sua rede social, Musk ironizou as diversas reações negativas ao seu gestoCréditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

Muitas comunidades na rede social Reddit, chamadas de subreddits, estão banindo links direcionados para o X. É uma reação ao gesto, identificado como uma saudação nazista, feito pelo bilionário Elon Musk, dono do ex-Twitter, em um comício realizado na segunda-feira (20) para a posse de Donald Trump.

Estes espaços são criados e moderados por usuários do Reddit, voltados para discutir assuntos específicos, como notícias, esportes, clubes de futebol, estilo de vida, saúde etc. E podem ser postados diversos tipos de conteúdo, como links para artigos, imagens, vídeos ou textos.

Segundo o The Verge, algumas das comunidades que instituíram uma proibição de links para X incluem r/formula1 , r/military , r/nursing , r/TwoXChromosomes e r/nintendo.

No caso do primeiro subreddit da lista acima, dedicado ao automobilismo e que conta com 4,8 milhões de pessoas, uma postagem explica o banimento. "A partir de hoje, estamos banindo o conteúdo do Twitter/X no r/formula1. Pedimos a todos os jornalistas, criadores, fotógrafos e outras personalidades da F1 que também disponibilizem seu conteúdo em plataformas alternativas", dizem os criadores.

"Já estávamos incentivando o Bluesky como fonte em vez de outras plataformas, já que, por não obrigar os usuários a fazer login, ele é mais acessível e não sofre com os vários outros problemas que afetam o Twitter. Nossa principal preocupação com uma proibição total é que, embora muitos jornalistas da F1 tenham aderido ao Bluesky, as equipes, os pilotos e a FOM [Formula One Management, principal empresa operacional do Formula One Group] não o fizeram. Mas também percebemos que é um problema de galinha ou ovo e, como uma comunidade de quase 5 milhões, provavelmente temos um efeito não trivial sobre qual plataforma é a fonte nativa de notícias da F1", explica a nota da comunidade.

Neonazistas celebraram o gesto de Musk

Outro subreddit, o r/nintendo, dedicado aos fãs dos jogos eletrônicos da empresa japonesa, também justificou o banimento. "Devido às recentes ações de Elon Musk, proprietário do x.com, o r/Nintendo se juntará a outros subreddits que estão banindo links para o site. Sabemos que isso pode ser frustrante, pois a Nintendo frequentemente faz anúncios usando o site, mas, daqui para frente, não permitiremos nenhum link direto", explica o texto.

"Para compensar essa mudança, permitimos postagens de imagens e vídeos", diz ainda a postagem. "Encontre fontes alternativas para envios e comentários, ou use arquivos ou capturas de tela."

Como mostra esta matéria da Revista Fórum, nos seis grupos neonazistas no Telegram monitorados pela agência de checagem Aos Fatos, o gesto foi visto como uma sinalização evidente de alinhamento ideológico.

Em uma das postagens, o vídeo é acompanhado pela frase “Sieg Heil, Elon Musk”, expressão alemã que significa “viva a vitória”, amplamente utilizada pelo regime nazista. Uma outra publicação reproduz a cena acompanhada por uma legenda em alemão que diz: “A grande hora chegou, a América agora despertou, o poder agora conquistamos na América, agora é hora de conquistar o povo americano!”.

Vídeos curtos nestes grupos trazem o gesto de Musk intercalado com imagens do exército nazista, bandeiras com suásticas e saudações que lembram o gesto feito pelo bilionário.

Leia também:

Departamento comandado por Musk no governo Trump é contestado na Justiça

De seu lado, Musk não repudiou os neonazistas que leram seu gesto como um Sieg Heil e minimizou as críticas, escrevendo no X: “Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. O ataque “todo mundo é Hitler” é tããão cansativo”. O bilionário já propagou teorias de conspiração racistas, como a Teoria da Grande Substituição, e posta de forma regular alegações anti-imigrantes baseadas em fake news.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar