FREQUÊNCIAS E SABORES

Música e gastronomia: som ambiente do restaurante influencia no sabor da comida

Estudos apontam que uma trilha sonora errada pode resultar em redução nas vendas

Estudos mostram que trilha sonora impacta diretamente no paladar..Créditos: Freepik
Escrito en MÍDIA el

É fato que a música é capaz de influenciar emoções e humor, mas conseguir modificar até o paladar pode ser novidade para muitas pessoas. Mas é o que acontece e leva muitos chefs e donos de restaurantes a se preocuparem com o som ambiente tanto quanto com a comida servida. 

Em um restaurante de Madri, na Espanha, do chef número um do mundo Dabiz Muñoz, a música eletrônica no talo influencia diretamente na experiência gastronômica de seus clientes. É que as batidas altas combinam com as cores e sabores saturados das comidas.

Por conseguir alterar nossas emoções de diferentes maneiras, a música impacta a forma como vivenciamos os momentos, como uma refeição. Assim, o som ambiente do restaurante pode arruinar ou melhorar a experiência do cliente, e por isso uma boa combinação entre a trilha sonora e o cardápio é importante. Cliente satisfeito, caixa positivo. 

Frequências e sabores

A psicóloga experimental Janice Wang, PhD pela Universidade de Oxford no Laboratório de Pesquisa Crossmodal, publicou uma série de artigos que documentam as diferentes maneiras que o som pode afetar a percepção do paladar.

Segundo seu estudo, altas frequências deixam a percepção do sabor mais doce, por outro lado, frequências mais baixas dão a sensação de amargo. Ritmos rápidos trazem o “azedo” e ruídos altos entorpecem o paladar, exceto pela percepção do umami, gosto caracterizado pelo prolongamento do sabor na língua.

Já uma pesquisa da engenheira de alimentos Renata Shimizu, da Unicamp, analisou a interação entre o chocolate meio amargo e determinadas músicas. Enquanto os participantes saboreavam o chocolate, eles apontavam o grau de doce e amargo a depender da trilha escolhida.

  • A combinação chocolate amargo + música doce resultou em emoções positivas;
  • A combinação chocolate amargo + música amarga acentuou emoções negativas;

Outro estudo, feito pela Soundtrack Your Brand, empresa que transmite música em locais comerciais, verificou o quanto o som ambiente pode mudar a percepção de um lugar. A pesquisa examinou 16 filiais de uma grande rede de fast food e se tornou o maior estudo sobre música ambiente e vendas. 

Em cinco meses, o grupo constatou cerca de 2 milhões de transações individuais através do impacto do som.

Uma das descobertas foi que tocar músicas de listas de hits é uma má ideia. Em comparação a uma trilha sonora selecionada, uma playlist das músicas mais tocadas do Spotify resultou em uma diferença negativa de 9% nas vendas de um restaurante. 

A familiaridade musical é um dos aspectos importantes a considerar. As pessoas tendem a tornar-se conscientes da música que os registram, ou que por sua vez se tornam conscientes da passagem do tempo.

Logo, se a intenção é que o cliente perca a noção do tempo e consuma mais, o restaurante deve evitar tocar os sucessos do momento e buscar por músicas menos conhecidas. 

A conclusão é que uma trilha sonora bem feita é quase como um ingrediente especial no cardápio.

DJs especializados

O resultado positivo da trilha sonora bem escolhida já fez com que chefs contratassem empresas e DJs especializados para compor uma playlist certeira para o restaurante.

Até a Inteligência Artificial já entrou nesse meio. Algumas empresas já trabalham com aprendizado de máquina com ajustes automáticos de volume e seleção de playlists com base no número de clientes no espaço e seus perfis psicográficos.

Assim, se num horário de pico de almoços o dono de um restaurante deseja que seus clientes se movimentem mais rápido, a trilha sonora pode buscar músicas com batidas mais aceleradas.

Isso porque, além da mudança na percepção do sabor, o ritmo da música também influencia no ritmo do cliente. Trilhas sonoras mais intensas fazem as pessoas terminarem de comer mais rápido e terem pressa para pagar a conta. 

Por outro lado, músicas mais experimentais, que passam dos limites conhecidos, criam ambientes para os clientes passarem mais tempo, o que aumenta o consumo de alimentos, principalmente de sobremesa.

Mas, na dúvida do que escolher como som ambiente do restaurante, o silêncio é a melhor opção: os estudos mostraram que o ambiente silencioso é melhor do que tocar os sucessos do momento.

*Com informações de UOL