OUTBACK

Outback: Brasil representa 83% do faturamento de lojas próprias internacionais fora dos EUA

Reportagem do Washington Post revela que rede foi aberta por americanos que nunca sequer foram à Austrália

Fachada do Outback.Créditos: Divulgação
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O gigante Outback Steakhouse foi considerado o maior restaurante da rede do mundo em 2018, e também o mais lucrativo. Ele fica, surpreendentemente, em São Paulo, e tem quase o dobro do tamanho do maior Outback dos Estados Unidos, onde a rede falsamente australiana foi fundada.

As surpresas não param por aí. De acordo com reportagem do jornal americano The Washington Post, publicada nesta terça-feira (20), O Brasil representa 83% do faturamento das lojas próprias internacionais fora dos Estados Unidos do Outback.

Chique

A divertida e longa matéria aponta que os brasileiros consideram o Outback um local “chique”, onde se vai para comemorar grandes datas como aniversários, noivados, promoções etc. O texto diz ainda que a rede, ao lado de outras, tem sido responsável por mudar os hábitos alimentares dos brasileiros, que têm abandonado o “arroz e feijão”, por exemplo.

O McDonald's, com 2.595 lanchonetes, é hoje a terceira maior rede do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising. O Subway, com 1.861 locais, é o sexto. E o Burger King Brasil, com 1.255, aparece em 11º.

O Outback, que obtém grande parte de sua carne no Brasil, acaba de abrir seu 150º restaurante no país.

Quatro americanos

A reportagem revela ainda que o Outback foi fundado por quatro executivos americanos que intencionalmente evitaram visitar a Austrália. Eles não queriam, de acordo com o jornalista, arriscar estragar sua visão com autenticidade. O tema é conhecido por irritar os australianos de verdade. “Outback não tem nada a ver com a Austrália”, disse o crítico gastronômico australiano Besha Rodell. "Zero. É uma invenção totalmente americana.”