CONSTRANGIMENTO

Outback se pronuncia e afirma que orientação para trabalhadores servirem de joelhos "nunca existiu"

A prática veio a público depois que uma cliente relatou uma situação humilhante que viveu em um dos restaurantes da rede

Outback recua e afirma que orientação para trabalhadores ficarem de joelhos foi extinta.Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

Viralizou neste final de semana um vídeo feito pela advogada Ana Beatriz sobre uma experiência constrangedora que ela vivenciou no Outback de São Luís do Maranhão. Em vídeo publicado no TikTok, Beatriz revela que a garçonete do restaurante, por orientação da casa, a serviu de joelhos. 

Diante da ampla repercussão negativa do caso, o Outback já tinha pronunciado por meio de suas redes sociais. No entanto, a rede procurou a reportagem da revista Fórum para esclarecer como funciona a questão da orientação aos trabalhadores da rede. 

No comunicado, a assessoria de imprensa da rede afirma que a orientação não é para ficar de joelhos, mas sim na mesma altura do cliente. "Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento", diz o começo da nota. 

"O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil. Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional", continua. 

Além disso, a rede também afirma que segue todos os protocolos de segurança do trabalho. "Reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação". 

A advogada Ana Beatriz comentou a decisão do Outback e fez uma alerta aos trabalhadores sobre situações constrangedoras. 

 

 

@anabeatrizisaias Respondendo a @pedro.cruzjr ? som original - Ana Beatriz | Advogada

 

Entenda o caso 

 

Viralizou na noite deste domingo (19) um vídeo onde uma mulher relata uma situação constrangedora que vivenciou em uma filial da rede Outback no Maranhão. Na publicação, feita originalmente no Tik Tok, a advogada Ana Beatriz relata que a garçonete da loja em que ela foi ficou de joelhos para anotar o pedido. Diante da situação, Beatriz buscou saber o porquê de tal cena. 

"Ontem aconteceu uma coisa comigo no Outback que eu não consigo esquecer. Eu cheguei lá no Outback que inaugurou aqui na minha cidade, São Luís do Maranhão (MA), e gente, a mulher veio me atender e do nada ela abaixa. Depois veio outro me atender e a pessoa ajoelha de novo. Nessa hora eu não me aguentei e perguntei: 'moça, por que você está de joelho?'. Ela: 'é tradição do Outback'. Como assim tradição?", questiona a advogada. 

A internauta revela que a sua irmã, que a acompanhava, também interpela a funcionária do Outback: "Moça, essa tradição não dói o seu joelho?". A funcionária responde: "pra caralh*". Posteriormente, Ana Beatriz revela que pediu para a moça levantar e que não precisava atendê-la ajoelhada. "Não posso, são normas do Outback", respondeu a trabalhadora da rede. 

Em seguida, a funcionária explica para Ana Beatriz que tal forma de atendimento faz parte do treinamento, onde eles são orientados "a ficar no mesmo patamar do cliente". "Moça, isso não é 'mesmo patamar', isso é servidão, subserviência. Porque você está de joelhos para o cliente. Não importa se você está no mesmo alcance de olhar, você continua de joelhos", explica Ana Beatriz.

Após a repercussão negativa da publicação de Ana Beatriz, a rede Outback se pronunciou e confirmou a orientação relatada pela funcionária, ou seja, de servir de joelhos. "É importante podermos esclarecer que nunca houve procedimento em que nossos colaboradores devessem ficar de joelhos durante o atendimento. O procedimento prevê contato visual e, por isso, abaixar-se ou sentar-se à mesa com os clientes sempre foi opcional", declarou a rede por meio de seu perfil oficial no Twitter.