QUESTÃO DE GÊNERO

VÍDEO: Jornalista da Globo faz comentário misógino sobre Gleisi e Dilma e toma invertida ao vivo

O comentarista do canal insinuou que algumas mulheres do governo Lula, por fazerem críticas ao Banco Central, deveriam ser exiladas para outro continente

VÍDEO: Jornalista da Globo faz comentário misógino sobre Gleisi e Dilma e toma invertida ao vivo.Créditos: Agência Brasil
Escrito en M??DIA el

Na edição do Estúdio I desta quarta-feira (15), programa exibido diariamente no canal pago Globo News, os jornalistas presentes discutiam a nomeação da ex-presidenta Dilma Rousseff à presidência do banco dos Brics e as críticas da deputada federal e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), à política de juros do Banco Central (BC).  

Ao analisar a questão, o jornalista Valdo Cruz revelou que conversou com um ministro do governo Lula – cuja identidade não foi revelada - e que ele teria dito que o presidente poderia enviar a deputada Gleisi Hoffmann, junto com a ex-presidenta Dilma, para a China e só trazê-la de volta “quando as coisas acalmarem”. 

"O Lula podia fazer o seguinte: além de mandar a Dilma para o Brics, podia mandar também a Gleisi [Hoffmann, deputada federal e presidenta nacional do PT] para ficar um tempinho com ela [Dilma], ficar lá e depois ela volta quando as coisas se acalmarem no Brasil", disse Valdo Cruz, que foi imediatamente interpelado pela jornalista Flávia Oliveira. 

"Mulheres é que vão para o exílio, Valdo? Olha a misoginia aí, hein. Vamos botar uns homens nesta lista aí para se equilibrar", questionou Flávia Oliveira. 

Em seguida, o jornalista Valdo Cruz tenta justificar a sua fala: "Você está botando algo que eu não falei". Em seguida, Flávia Oliveira explicar o caráter machista da fala de Cruz. "Dilma e Gleisi, você só citou essas duas", questiona Oliveira. 

"Mas é porque elas estão criticando [o Banco Central]. Se tivesse um homem criticando na mesma linha, com o poder que a Gleisi tem, eu teria... eu não, esse ministro naturalmente... fez o mesmo comentário", justifica Cruz. 

"Manda esse ministro olhar para o lado", provoca Flávia Oliveira. "Aí não é identificação de gênero, é o conteúdo da crítica, não é quem faz a crítica, se é homem, se é mulher, pelo amor de Deus. Não é porque é ela [Gleisi]. Não é porque ela é mulher e faz críticas, que merece ser exilada na China, não é isso [...] não é questão de gênero, Flávia", declarou Valdo Cruz. 

"É sim. Porque o exílio está contido nessa ideia. Veja que, tem ministro homem falando de anular reforma previdenciária, reforma trabalhista e ninguém está sugerindo mandar para o exílio, só as duas mulheres que fazem crítica assertivas e algumas procedentes em relação, por exemplo, a taxa de juros", explicou Flávia Oliveira.