Jornalistas que apresentam o programa "Estúdio I", da GloboNews, não conseguiram esconder a empolgação ao noticiarem, nesta terça-feira (19), a elevação da nota de crédito do Brasil por parte da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P).
A agência elevou a nota do Brasil de BB- para BB, o que significa que o país é mais atrativo para investimentos. A elevação ocorre em um contexto global de desaceleração nas finanças, o que destaca o Brasil como uma das exceções na economia mundial.
Te podría interesar
Segundo a S&P, a nova classificação se dá por conta de medidas importantes adotadas pelo governo Lula, como a Reforma Tributária elaborada pela equipe econômica, liderada pelo ministro Fernando Haddad, da Fazenda, e que foi aprovada no Congresso Nacional.
Ao veicularem a notícia, os jornalistas da GloboNews entraram em êxtase e atribuíram o feito, justamente, ao ministro da Fazenda.
Te podría interesar
"Isso acaba sendo uma vitória particularmente do ministro Haddad, porque a agência faz referência a mudanças na questão fiscal (...) Uma agenda que foi levada adiante pelo ministro Haddad nesse ano de 2023 e que, com uma melhor nota de risco, abre espaço para um dólar mais baixo, abre espaço para mais entrada de dólares e investimentos no Brasil. É uma boa notícia", disse o economista Daniel Sousa.
A âncora Andréia Sadi, por sua vez, declarou: "Não sei o que o Haddad pediu nas ondinhas que ele pulou ano passado, mas pode ter certeza que metade está aqui".
Na sequência, os demais comentaristas deram risadas e afirmaram: "Hoje é dia de Haddad!".
Assista