“Sucesso na internet. Uma plataforma que divulga o jogo do aviãozinho vira alvo de investigação policial por fraude”, disse Maju Coutinho na chamada do Fantástico. Neste domingo (17), o programa anunciou uma reportagem sobre o Crash, conhecido como o “Jogo do Aviãozinho”, um dos principais jogos da plataforma Blaze, que vem sendo investigada pela polícia de São Paulo por suspeita de estelionato.
Ao todo sete influenciadores foram citados na reportagem exibida pela TV Globo: Mel Maia, Juju Ferrari, Julia Salimeni, MC Kauan, Viih Tube, Jon Vlogs e Rico Melquiades. Leia as reações dos influencers nesta matéria. Conforme noticiado pelo programa, a medida tornou-se imperativa após denúncias de apostadores, que afirmaram não receber os prêmios mais elevados. A reportagem da emissora também esclareceu que tais jogos são ilegais no Brasil, mas a empresa em questão não tem uma sede local, o que dificulta as investigações.
Te podría interesar
Além disso, o programa alertou para casos de fraudes que fazem uso de inteligência artificial para alterar imagens e vozes de personalidades conhecidas, com o objetivo de obter lucro por meio da comercialização de produtos falsificados.
Em 2022, a Betano, uma casa de apostas que mais patrocina times e campeonatos no Brasil com sede na Grécia, e concorrente da Blaze, formalizou um contrato milionário com o Jornal Nacional. A participação proeminente do bet na Globo, especialmente durante as transmissões esportivas, está suscitando dúvidas nas redes sociais quanto à integridade das parcerias das parcerias da emissora.
Te podría interesar
A marca está entre os top 5 segundos e teve inserções antes das partidas e durante os intervalos das transmissões dos campeonatos como o Brasileirão e a Copa do Brasil, incluindo também participações no Globo Esporte (ge), conforme informa uma matéria do site Meio e Mensagem do dia 8 de dezembro do ano passado.
“A parceria com a Globo para dois dos campeonatos nacionais mais relevantes do país reafirma a solidez e a confiança da nossa marca, além do compromisso que temos com o fomento ao mercado esportivo, principalmente, o futebol”, diz Alexandre Fonseca, country manager da Betano no país. Em uma entrevista realizada no mesmo ano, Joana Chulam, diretora de mídia do Grupo Dreamers da Artplan, que é idealizadora da estratégia de marca, comentou sobre a parceria na época. “A presença de Betano no Futebol da Globo reforça a consistência de mensagem que estamos construindo, visando potencializar ainda mais a marca em 2023. Nada melhor do que usar o maior projeto de visibilidade da tv brasileira combinado com o alcance da TV Globo para dar ampliação a uma das maiores marcas do País.”
Já a Blaze ficou conhecida após ser promovida por influentes figuras da internet e ao patrocinar clubes de futebol, incluindo o Botafogo. A Blaze é gerenciada pela Prolific Trade N.V., embora não se tenha informações precisas sobre todos os indivíduos envolvidos na empresa. Conforme informado pelo cassino, a plataforma atualmente conta com mais de 40 milhões de usuários.
Presente no Brasil desde 2019, a Blaze é uma plataforma que engloba cassino virtual e apostas esportivas. Seu catálogo de jogos inclui Roleta, Blackjack, Slots Machines, Poker, e o popular "foguetinho". Apesar da proibição dos jogos de azar no Brasil, a Blaze opera aproveitando uma lacuna: sua sede está localizada no exterior, mais precisamente em Curaçao, uma ilha holandesa reconhecida como paraíso fiscal.