Joia de audiência da Rede Globo de Televisão, o Big Brother Brasil aumenta a sua lista de patrocinadores para 2023. Já são 17 marcas, incluindo dois novos contratos para o reality que estreia no próximo dia 16. A nova edição trará novidades também na casa de vidro, em ação pensada em conjunto com um dos financiadores do programa.
Os contratos inéditos são com a marca de confecção Riachuelo e com a empresa do ramo de alimentos Nestlé. O patrocínio de R$ 29 milhões da Riachuelo toma o lugar da concorrente C&A, que tinha lugar cativo no programa desde 2020. No ano passado, já na primeira semana de exposição no reality, a marca havia alcançado um marco de quase 100 mil interações em seus canais digitais. Além de ser a marca de roupas oficial da edição, a empresa também vai patrocinar o Almoço do Anjo, ação financiada pela 99Táxi em 2022, em que os familiares enviam mensagens aos participantes. Já a Nestlé encherá o privilegiado quarto do líder de guloseimas e produtos. Pela bagatela de R$ 29,5 milhões, a empresa alimentícia inaugura uma cota nova, a Cota Mimo do Líder.
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Cotas de patrocínio
A Cota Big, que concentra os três espaços mais caros do reality, custou R$ 105,1 milhões de reais para cada uma das patrocinadoras: Americanas, Seara e Stone. Cada uma delas pagou R$ 105,1 milhões pelo espaço. Já a Cota Brother, que é a mais barata, foi adquirida pelo dobro de marcas. Hypera Pharma, McDonald's, Pague Menos, Above, Quinto Andar e Ademicon terão seus produtos exibidos.
Na cota automóveis não haverá mais premiações com carros da fiat. Os automóveis agora serão os da Chevrolet. A empresa automobilística também estará por 50 dias no top de cinco segundos, espaço que também será ocupado pelo aplicativo de bebidas Zé Delivery. Há ainda outras modalidades de patrocínio, que serão ocupadas pelas marcas Carrefour, Doriana, Above e Pantene.
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O conjunto de cotas de patrocínio vendidas alcança recorde histórico, em uma arrecadação que chega a R$ 1,104 bilhão antes mesmo da estreia, sendo que alguns espaços ainda estão vagos.
Novidades
Algumas novidades já estão confirmadas e outras são especuladas para a nova edição do programa. Uma delas tem a ver com a presença da rede social chinesa TikTok no rol dos patrocinadores da Cota Camarote, ao lado de marcas como Heineken (com a cerveja Amstel) e P&G, que comprou duas cotas para expor marcas diferentes e pagará R$ 160,4 milhões sozinha.
Como uma das dinâmicas que o programa tenta aproveitar melhor ao longo das edições é a chamada Casa de Vidro, em que os espectadores escolhem que merece entrar na casa, a aposta é que neste ano ela tenha início antes da casa principal e coloque em disputa diferentes tiktokers.
Participantes
Nas redes já circula uma lista com prováveis nomes para a Casa de Vidro: Rapha Vicente, Gustavo Tubarão, Maria Clara Gacia, Beca Barreto e Patrícia Ramos são alguns deles. Além dos TikTokers, de acordo com o colunista de celebridades Leo Dias, os nomes cotados para participar do programa na lista "Camarote" inclui o cantor Vitão, as influenciadoras digitais Laura Brito, Vivi Wanderley e Mariely Santos (irmã de Mirella e amiga de MC Loma) e a atriz Bruna Griphão.
Outra novidade, essa já confirmada, é a Cota Prêmio. Em substituição ao aplicativo financeiro PicPay, a empresa Stone assumiu o patrocínio da ação, que neste ano fará a emissora melhorar a recompensa do ganhador do Big Brother Brasil, após 12 anos sem reajuste. Também já está certo que a Globo decidiu oficializar os cem dias de duração do reality. Assim, o BBB23, que tem início em 16 de janeiro, seguirá recebendo espiadinhas até o dia 25 de abril. Já o apresentador não será novidade. Após ter cativado o público durante a edição 2022 do programa, Tadeu Schmidt segue conduzindo o programa da "casa mais vigiada do Brasil".