No último dia 11, após ser encontrado desmaiado na Praça Santos Dumont, na zona Sul do Rio de Janeiro, o ator Thiago Rodrigues contou ter sido assaltado e espancado por 5 homens. Ao verificar imagens de uma câmera de segurança, entretanto, a polícia descobriu que a verdadeira história era bem diferente. Ganharam repercussão as imagens em que o artista parece se apoiar em uma barraca da feira, por volta das 5h40, e em seguida cai no chão.
Conhecido por ter protagonizado uma das temporadas da novela juvenil "Malhação", além de ter atuado em folhetins como "Páginas da Vida" (2006), "Além do horizonte" (2013) e "Sete Vidas" (2015), Thiago teve seu nome envolvido em nova polêmica nesta semana. Sua ex-mulher, a jornalista e apresentadora da Band TV Cris Dias, fez uma postagem no Twitter em alusão ao caso: "A verdade sempre aparece. Por mais patética e surreal que possa parecer".
Te podría interesar
Machismo
Em resposta, recebeu vários comentários, muitos de outras mulheres, dizendo que ela deveria superar o ex-marido. A jornalista recebeu diversos ataques e críticas pelo comentário, ao que respondeu com uma nova postagem: "Me admira muito: mulheres machistas falando merda em looping por aqui. Migas, então peguem pra vocês e mandem pagar a pensão direitinho todo mês, tá?! Me ajudem a superar os boletos!"
Antes da mensagem irônica, Cris Dias respondeu a vários comentários, dizendo que Thiago Rodrigues é ausente na criação e no pagamento da pensão do filho, Gabriel. Em resposta a um dos ataques, que pedia respeito ao ex-marido e pai de seu filho, a jornalista rebateu: "O pai ausente do meu filho, você quer dizer? O próprio não se respeita".
Te podría interesar
Inadimplentes
Não há dados nacionais sobre o não pagamento de pensões alimentícias, mas um levantamento mostra o crescimento do número de homens presos por não pagar o direito em ao menos três estados, conforme o gráfico a seguir. Como pode ser observado, apenas em SP, RJ e MG foram presos quase 20,5 mil homens pelo não pagamento de pensão alimentícia a seus filhos. Este é só o número dos que chegam a esta situação, mas a quantidade de não pagantes é bem maior.
Em entrevista ao jornal local A Gazeta, do ES, a defensora pública Elizabeth Erlacher Ramos explica que a prisão é a última alternativa da Justiça, quando se esgotam todos os recursos. “É dado oportunidade de pagar, de parcelar, de justificar. Agora, o que não pode é a mãe suportar o encargo sozinha. Tem que ter ajuda e se não o faz, há uma sentença que é executada”, assinala.
Consequências
Segundo uma publicação do Hospital Santa Mônica, a existência de um pai que não cumpre seu papel, que tem ausência psicológica na vida delas, contribui para que desenvolvam traumas emocionais ao longo de seu crescimento, como medo excessivo, baixa autoestima, sentimento de impotência e até problemas relacionados à saúde física, como o desenvolvimento de distúrbios alimentares e obesidade.
Mas apesar dos ataques, a jornalista Cris Dias também recebeu diversas mensagens de solidariedade nas redes, com vários comentários sobre como as atitudes que naturalizam comportamentos machistas alimentam esta chaga social, cujas consequências são diversas, inclusive a inexistência ou fragilidade da relação afetiva entre milhares de crianças e seus pais.
Resposta de Thiago
Procurado, o ator Thiago Rodrigues enviou uma mensagem por meio de sua assessoria dizendo que prefere não se pronunciar: "O Thiago prefere não entrar em debate público com a MÃE DO FILHO DELE. Por respeito a ela, seu filho Gabriel e a família da Cris. Sobretudo às vésperas do Natal!".