As duas "florestas" que disputam o título de maior do mundo

A mais biodiversa floresta do mundo seria também a maior? Depende do critério adotado; entenda

Taiga.Créditos: Unsplash
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Embora a Amazônia seja a maior floresta tropical do mundo, com uma das biodiversidades mais ricas do planeta (que ainda guarda espécies de animais e plantas desconhecidas) e presença em nove países sul-americanos — Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador, Guiana, Suriname e Guiana Francesa —, ela não é, tecnicamente, a maior floresta do mundo em termos de extensão.

Pode-se dizer que essa é uma definição em disputa, que depende do critério adotado pela classificação. Mas a ciência oferece uma resposta mais clara.

A Amazônia se estende por aproximadamente seis milhões de quilômetros quadrados (550 milhões de hectares, 60% deles partes constituintes do Brasil), mas existe um conjunto de florestas boreais que forma um enorme complexo — definido, para alguns fins, como parte de uma única floresta imensa: a Taiga, considerado o maior bioma do mundo, que cobre praticamente todo o Hemisfério Norte, dos Estados Unidos até o Japão.

Floresta boreal.
Créditos: Unsplash

A Taiga tem uma área de aproximadamente 17 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a cerca de 15% da superfície terrestre. Conhecida como floresta de coníferas, ou floresta boreal (por localizar-se no extremo norte da Terra), ela se estende do norte do Alasca ao Canadá e ao sul da Groenlândia, passando por partes da Noruega, Suécia e Finlândia; e então alcança a Sibéria e segue até o Japão.

E, embora tenha uma vegetação pouco diversa — diferente da Amazônia, que tem mais de 40 mil espécies de plantas e animais registradas —, é lar de alces e renas, veados, ursos, lobos e linces, raposas, esquilos, lebres, castores e aves, além de musgos e líquens que crescem no solo.

As árvores são coníferas, adaptadas ao frio intenso dos invernos congelados, quando as raízes não conseguem absorver água do solo e recorrem, então, ao formato pontiagudo das folhas para absorvê-la pela transpiração.

A forma cônica das árvores também ajuda: ela facilita a derrapagem da neve que se acumula nos galhos, permitindo que as folhas consigam "respirar".

Píceas, gênero de coníferas natural da taiga.
Créditos: PictureThis/ divulgação

A Taiga é quase quatro vezes maior do que a Floresta Amazônica, apesar de, a depender do critério usado, não poder ser considerada parte de uma única floresta (isto é, de um território que se estende com uma biodiversidade contínua).

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Amazônia, a floresta mais biodiversa do mundo, forma um bioma contínuo de floresta tropical úmida, com clima e ecossistemas relativamente homogêneos. Se considerarmos, no entanto, a área total do conjunto de florestas contínuas da Taiga, sem atentar-se só ao bioma, ela sai na frente como a maior floresta do mundo em extensão territorial.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar