Após um fim de semana mais frio, as temperaturas começam a subir no Sul e Sudeste do Brasil nesta semana. A mudança ocorre com o afastamento da massa de ar frio que atuava sobre o país, segundo a Climatempo.
O meteorologista Fábio Luengo afirma que os próximos dias terão características típicas de outono, com manhãs e noites frias, e tardes mais amenas. “Não teremos calor intenso, mas as tardes serão mais quentes”, diz.
Te podría interesar
Apesar da elevação temporária, novas massas de ar polar devem atingir o Brasil ainda em abril. A previsão é de pelo menos duas ou três frentes frias no mês, o que pode provocar novas quedas de temperatura.
LEIA TAMBÉM: Mudança climática pode tornar uma pessoa 40% mais pobre
Te podría interesar
Nesta terça-feira (8), uma nova área de baixa pressão se forma no Sul, trazendo chuva para o Rio Grande do Sul. Na quarta (9), outro sistema deve atingir o litoral sul de São Paulo e o Vale do Ribeira, com possibilidade de chuvas fortes também na capital paulista e no sul de Minas. O Mato Grosso do Sul deve registrar chuva durante boa parte da semana.
No Norte e Nordeste, o cenário se mantém com chuvas frequentes. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal responsável pelas precipitações nessas regiões, continua ativa, especialmente entre o Amapá e o Ceará.
Apesar das variações climáticas, o outono deve seguir com temperaturas acima da média em várias áreas do país.
LEIA TAMBÉM: Crise hídrica: Brasil perdeu 3% de sua superfície de água em 40 anos
De acordo com o mapa disponibilizado pelo Inmet, temperaturas volta a subir gradualmente ao longo dessa semana
*Com informações de G1