A Noruega consolidou-se como referência global na transição para carros elétricos, com veículos desse tipo representando nove em cada dez unidades novas vendidas em 2024. Este marco não é apenas um exemplo de mudança no mercado automotivo, mas também um modelo de políticas públicas bem-sucedidas que outros países podem seguir.
Uma das maiores concessionárias de Oslo, a Harald A Møller, que por mais de sete décadas comercializou carros movidos a combustíveis fósseis, passou a oferecer exclusivamente veículos elétricos em 2024. “Recomendar um carro a combustão interna hoje não faz sentido, porque o futuro é elétrico”, afirma Ulf Tore Hekneby, presidente da empresa, destacando os avanços na autonomia e na eficiência de carregamento.
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Na capital norueguesa, os carros elétricos são uma marca. Praticamente todos possuem um “E” nas placas, indicando sua natureza sustentável. Dados da Federação Norueguesa de Estradas (OFV) revelam que, em 2024, 88,9% dos carros novos vendidos no país eram elétricos, superando os 82,4% registrados no ano anterior. Em alguns meses, essa porcentagem chegou a 98%, com as vendas de carros a gasolina ou diesel reduzindo-se drasticamente.
Esse cenário contrasta com o Reino Unido, onde apenas 20% dos carros novos em 2024 eram elétricos, e com os Estados Unidos, onde a taxa foi de 8%. Apesar da liderança atual, a revolução elétrica norueguesa levou três décadas para ser consolidada. Desde os anos 1990, o país adota medidas como isenções fiscais para veículos elétricos e tributação elevada para modelos movidos a combustíveis fósseis, tornando os carros sustentáveis mais acessíveis.
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Christina Bu, secretária-geral da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos, explicou à BBC que o suporte inicial visava beneficiar fabricantes locais, como Buddy e TH!NK City, que já deixaram o mercado. Contudo, os incentivos permaneceram, consolidando o uso de carros sustentáveis. A vice-ministra dos Transportes, Cecilie Knibe Kroglund, destaca que a meta de zerar as vendas de carros novos movidos a combustíveis fósseis até 2025 está ao alcance. Em vez de banir esses veículos, o governo priorizou estimular escolhas mais sustentáveis.
Benefícios adicionais, como estacionamento gratuito, descontos em pedágios e acesso a faixas exclusivas, também foram essenciais para a adesão popular. Enquanto a União Europeia e o Reino Unido planejam proibir as vendas de carros movidos a combustíveis fósseis entre 2030 e 2035, a Noruega já atingiu um estágio avançado de transição.
A infraestrutura também desempenhou papel crucial. O país conta com mais de 27 mil carregadores públicos, oferecendo cerca de 447 pontos para cada 100 mil habitantes, muito acima dos 89 por 100 mil no Reino Unido. A disponibilidade de energia hidrelétrica renovável é outro diferencial, garantindo que 88% da eletricidade gerada seja limpa.
Com informações da BBC