Nas últimas semanas, o país viu as graves consequências da crise climática através da seca histórica que atinge quase 60% do território nacional, focos de queimadas e incêndios batendo recorde, temperaturas acima de 40°C, entre outros cenários que evidenciam que é urgente que medidas sejam tomadas para reverter a situação.
Apesar dessa realidade, o Brasil ainda precisa enfrentar uma grande onda negacionista, seja da população ou dos próprios políticos. De um outro lado, candidatos a vereadores se uniram para lançar uma campanha que visa fortalecer a agenda ambiental dentro da política legislativa.
Te podría interesar
A "Bancada do Clima", lançada na última quarta-feira (11), é uma aliança nacional entre candidatos e candidatas a vereadoras de todas as regiões do país que se comprometeram com a questão climática em seus mandatos, caso sejam eleitos neste ano.
"Estamos diante de um desafio inadiável: as mudanças climáticas são uma realidade que já afeta a vida de todas as pessoas, principalmente das mais vulnerabilizadas. Em 2023, o planeta registrou o ano mais quente da história e em 2024 será ainda pior. Segundo a ONU, estamos diante da nossa última oportunidade de agir antes do ponto de não retorno", escreveu o grupo em um manifesto lançado na semana passada por meio da plataforma online da iniciativa.
Os candidatos reforçam que os municípios são o ponto de partido para a mudança. "É nas cidades que a adaptação climática se torna concreta: podemos incentivar o transporte sustentável, aprimorar a gestão de resíduos, ampliar áreas verdes, investir em empregos verdes, garantir ar mais limpo e combater desigualdades através de uma agenda ambiental responsável e inclusiva", afirmam.
O grupo é composto por 72 candidatos de cidades de todas as regiões do país. A iniciativa também elegeu um embaixador de cada região. Confira abaixo os nomes:
- Norte: Vanda Witoto (REDE Sustentabilidade) Manaus - AM
- Nordeste: Breno Garibaldi (Rede Sustentabilidade) Aracaju - SE
- Centro Oeste: Aava Santiago (PSDB) Goiânia - GO
- Sudeste: Marina Bragante (Rede Sustentabilidade) São Paulo - SP
- Sul: Grazi Oliveira (PSOL) Porto Alegre - RS
Nosso objetivo é impulsionar políticas que façam a diferença na vida das pessoas. Queremos que nossas cidades priorizem o bem-estar da população – com ar puro, espaços verdes e soluções inteligentes para os desafios climáticos. Muito mais do que uma pauta política, este é um compromisso com a vida.
No manifesto, os candidatos destacam o exemplo de Pequim, na China, que conseguiu diminuir significativamente os índices de poluição por meio de políticas públicas de adaptação e mitigação. "É um trabalho de longo prazo e ainda em curso, que exige vontade política e investimento, mas que afeta positivamente o futuro da sociedade", dizem.
O mundo está olhando para o Brasil como o protagonista da transição ecológica, o que significa que muitos investimentos estão vindo para o país. As cidades brasileiras também podem e devem ser exemplos de sustentabilidade para o mundo, mas, enquanto pautamos este debate tão contemporâneo e necessário, grupos anti ambientalistas estão cada vez mais fortes em nosso país.
Além dos cinco embaixadores por regiões, a Bancada do Clima é formada por outros diversos candidatos, de partidos como PT, PSB, PSD, PDT, MDB, Partido Verde. Para conhecer todos os candidatos, acesse o site da iniciativa, onde estão disponível as informações.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.