CLIMA

Frente fria com "chuva preta" se aproxima do Sul do país e deve chegar ao Sudeste

Previsão do tempo mostra mudança brusca de temperatura enquanto queimadas eclodem ao redor de todo o Brasil

Chuvas podem preocupar gaúchos com acidez e fuligemCréditos: Pxhere
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Nesta quinta-feira (12), chega ao Rio Grande do Sul uma frente fria com fortes chuvas, trovoadas e risco de granizo, segundo informa o Metsul Meteorologia.

A chuva já paira sobre o centro da Argentina e no Uruguai, com quedas de temperatura em Montevideo e Buenos Aires. A expectativa, agora, é que ela ganhe atividade e avance pelo estados do sul do país.

Ela deve se iniciar na madrugada e na manhã de quinta, com um avanço significativo ao longo dia até sexta-feira. A expectativa é que  as chuvas avancem ao longo dos próximos dias para diferentes locais da região Centro-Sul, em especial a partir do domingo no Sudeste.

Segundo a Metsul, além da chuva de granizo, das enchentes e dos dias se escurecendo, um outro fator pode ocorrer: a "chuva preta"

O que é chuva preta?

A "chuva preta" refere-se a precipitação que contém poluentes, fuligem ou cinzas, geralmente resultante de queimadas florestais ou poluição industrial, causando manchas escuras em superfícies e podendo ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

"Esse tipo de chuva, que não necessariamente se precipita com cor preta, é indicativo de altos níveis de poluição, e geralmente é observada em locais próximos a áreas industriais, queimadas ou onde há intensa queima de combustíveis fósseis", explica o Metsul em nota.

Atualmente, a maior parte do território nacional está sob alerta por conta das queimadas, com baixos níveis de umidade e péssimos índices de qualidade do ar.