A previsão do tempo aponta que o avanço de uma frente fria no Sul do Brasil vai provocar a queda de temperatura na região. Porém, as demais áreas do país vão continuar enfrentando temperaturas altas e tempo seco.
O cenário deve ser mantido até, pelo menos, a segunda quinzena do mês de setembro.
Te podría interesar
A frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul promete provocar mudança no tempo no estado gaúcho e em Santa Catarina, que deve enfrentar chuvas nos próximos dias, de acordo com projeções do MetSul. Para o Paraná, a previsão é de aumento de nebulosidade, mas sem chuva, segundo o Instituto Climatempo.
Florianópolis, capital de Santa Catarina, deve sofrer queda de temperatura ainda nesta quinta-feira (5). A mínima prevista é de 12ºC e a máxima, de 19ºC. A temperatura só volta a subir no sábado (7), com mínima de 15ºC e máxima de 25ºC.
Te podría interesar
Na capital gaúcha, a mínima prevista para esta quinta (5) é de 11ºC e a máxima, de 18ºC. Já para sexta (6), a expectativa é de mais frio, com termômetros na marca de 9ºC, mas sem chuva.
A aproximação da frente fria com as constantes nuvens de poeira resultados dos incêndios, principalmente da região da Amazônia, poderá provocar chuvas de fuligem nos três estados do Sul.
E nas outras regiões?
Porém, a Metsul divulgou que a massa de ar frio no Sul terá “impacto desprezível” na maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
Com isso, o ar ficará levemente mais fresco por curto período de tempo em parte de Mato Grosso do Sul e na área mais ao leste do Sudeste. Contudo, logo voltará a esquentar muito.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, o clima deverá ficar ameno nesta sexta (6), mas o calor voltará com força no sábado (7).
Conforme o Climatempo, a onda de calor fora de época em quase todo território brasileiro deverá seguir até pelo menos a segunda quinzena de setembro. O frio promete avançar somente a partir do dia 19.
Em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, por exemplo, a previsão é que os termômetros ultrapassem 40ºC nos próximos dias. Em partes de São Paulo e Minas Gerais, as máximas deverão atingir 39ºC.
Estados da região Nordeste também serão alvos de temperaturas altas e seca. Apenas na faixa litorânea, entre Salvador (BA) e Natal (RN), existe a possibilidade de chuva para os próximos dias.
No Norte, a previsão indica pancadas de chuva no Amazonas, em Roraima e no Pará. A região enfrenta situação crítica, com grande quantidade de queimadas.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.