A onda de frio continua no estado de São Paulo nesta terça-feira (13) e pode gear em alguns locais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas sob alerta para geada são Campinas, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba.
No domingo (11), a capital paulista registrou 7ºC, a menor temperatura na cidade em agosto desde 2011. Em Campos do Jordão, a temperatura ficou negativa, com -2,3°. Para terça-feira, e também para quarta (14), a cidade de São Paulo pode registrar um novo recorde.
Te podría interesar
A previsão do tempo para a capital paulista, segundo o Inmet, é de um dia ensolarado com nuvens pela parte da tarde. A temperatura mínima deve chegar a 8º e a máxima, a 21º.
Onda de frio
Segundo os institutos de meteorologia, a queda das temperaturas é provocada pela chegada de um ciclone extratropical em alto mar, que dá origem a nova frente fria que se desloca sobre o Brasil.
A combinação da formação do ciclone em alto mar com a atuação de uma alta pressão no território brasileiro cria ainda um verdadeiro "corredor de vento", segundo a Climatempo. O fenômeno impulsiona ventos frios para grande parte do país até quarta-feira.
Além do frio, a atuação do ciclone provoca mar agitado e ventania na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca marítima, com ondas que podem chegar a até quatro metros em todo o litoral de São Paulo.