PREVISÃO DO TEMPO

Próxima onda de calor no país deve ser a mais forte do ano, aponta Climatempo

Órgão alertou para aumento do risco de queimadas, já que índices de umidade do ar estarão muito baixos, similares aos de regiões desérticas

Altas temperaturas no Rio de Janeiro.Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Após a frente fria que despencou as temperaturas em várias regiões do país nas últimas semanas, as previsões indicam que uma nova massa de ar quente vai atingir o Brasil e provocar uma onda de calor que pode ser a mais forte do ano

Essa nova onda deve começar já na primeira semana de setembro, a partir de segunda-feira (2). A previsão foi feita por especialistas do Climatempo

Apesar das ondas de calor no mês de setembro serem comuns em grande parte do Brasil, o órgão explica que nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também.

"Os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior; é possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês", afirma o Climatempo.

Apenas entre a  segunda quinzena de setembro e o início de outubro é que a previsão indica a chegada de chuva sobre a maioria das regiões do país. 

Onda de calor no Brasil a partir desta segunda, 02 de setembro - Foto: Climatempo

Risco de queimadas

O índice de umidade do ar deve atingir níveis muito baixos, similares aos de regiões desérticas, agravando ainda mais a situação de queimadas sobre a Região Central do país. 

A umidade do ar ainda pode atingir valores em emergência, abaixo dos 12%, em muitas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, centro-norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, de acordo com o Climatempo. 

"Com a condição de tempo seco e a atmosfera 'parada' a concentração de poluentes também aumenta e a qualidade do ar deve ficar bem prejudicada no decorrer dos próximos dias", alerta o órgão. 

*Com informações de Climatempo