Apesar do país estar no outono e se aproximando do inverno, um veranico se aproxima nos próximos dias, com forte massa de ar seco e provocando estiagem em diversas regiões, mas principalmente no Sudeste.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a baixa umidade do ar nos próximos dias, o que dificulta a formação de nuvens e as chuvas. Além disso, as temperaturas devem se manter altas pelo menos até o dia 20 de junho.
Te podría interesar
Essas características climáticas são comuns durante o verão, por isso os especialistas chamam esse período de "veranico", quando não há previsão de chuva entre quatro a cinco dias.
Esse fenômeno deve acontecer até mesmo na Região Sul, que costuma ter temperaturas mais baixas, principalmente no inverno. Nesta terça-feira (11), uma frente fria até se desloca pelo oceano e chega à costa paulista, mas sem causar alterações no tempo. Veja a previsão para cada região do país abaixo.
Te podría interesar
Previsões para as regiões do país
Região Sul
A previsão para o Sul é de ar seco para quase toda a região, que deve ter dias de bastante calor e sem chuva. O único estado que pode registrar precipitações é o Rio Grande do Sul, principalmente em Porto Alegre e Região Metropolitana. Também há possibilidade de chuva no litoral.
Região Sudeste
Região mais atingida pelo veranico, o Sudeste registra tempo quente, baixa umidade e altas temperaturas. A frente fria que se aproxima da costa paulista não terá força para provocar a queda das temperaturas. Além disso, São Paulo deverá ser, novamente, um dos locais mais secos do país durante esse período.
Região Norte
O Norte também enfrenta as altas temperaturas do veranico, mas registra pancadas de chuvas em alguns estados, como no Amapá, no litoral do Pará, em Roraima, no norte e centro-oeste do Amazonas e no centro-oeste do Acre.
Tocantins deve ser uma das áreas mais secas do país, enquanto Palmas será a mais quente.
Região Centro-Oeste
Ar seco, baixa umidade e altas temperaturas marcam a Região Centro-Oeste durante o veranico, semelhante ao Sudeste. O ar seco faz com que os dias sejam ensolarados, sem nebulosidade.
A umidade do ar pode ficar abaixo dos 20% durante os horários mais quentes do período da tarde, principalmente em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Cuiabá poderá ser novamente a capital mais quente e mais seca do país.
Região Nordeste
O Nordeste também registra altas temperaturas e ar muito seco nos próximos dias. Já pancadas de chuva podem ser registradas do norte do Maranhão ao litoral do Ceará, e do litoral do Rio Grande do Norte ao leste e sul da Bahia.
O Clima Tempo destaca que a chuva pode ser de moderada a forte com raios na faixa litorânea desde Ilhéus, na Bahia, até Pernambuco, e também no litoral maranhense. O litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte podem ter chuva moderada