MUDANÇA

Primeira onda de frio no Brasil tem dia para chegar

Previsões da meteorologia apontam que as temperaturas ficarão 5°C abaixo da média

Imagem Ilustrativa.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Enfim, a primeira onda de frio de 2024 vai atingir o Brasil. De acordo com informações do instituto de meteorologia Climatempo, as temperaturas devem sofrer alterações significativas já no próximo final de semana.

As previsões apontam que os termômetros ficarão 5°C abaixo da média e, com isso, a chegada da frente fria deve ser mais intensa, principalmente, nos estados do Centro-Sul do país.

Ainda de acordo com as projeções, ao menos dez estados sofrerão o impacto da queda de temperaturas.

A região Sul - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – terá temperaturas abaixo da média. Além disso, o fim de semana será marcado por geadas.

O ar polar também provocará frio em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, Acre e Rondônia.

O Climatempo apontou, ainda, que o frio continuará na próxima semana. O feriado de Corpus Christi, no dia 30 de maio, também deverá ter temperaturas baixas.

Como fica o Rio Grande do Sul

O Climatempo informou que uma frente fria se afastará para o mar na costa gaúcha, nesta quinta-feira (23). Porém, uma baixa pressão atmosférica passará sobre o Rio Grande do Sul ao longo do dia, se deslocando para o litoral gaúcho até a noite.

A Defesa Civil do estado fez um alerta: “Há risco de temporais, com raios e queda de granizo. A chuva pode cair forte em todas as regiões gaúchas nesta quinta-feira”.

No sul do RS, próximo do Uruguai, as temperaturas sofrerão queda acentuada no decorrer da noite.

Para o final de semana, a expectativa é de muito frio no Rio Grande do Sul, mesmo com a presença do sol. “Não tem previsão de chuva. Há condições para formação de geada no amanhecer do sábado, 25, no centro, sudoeste gaúcho e na campanha. No domingo, 26, a geada deve se formar no sudoeste e oeste, serra e planalto”, destacou o Climatempo.