O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou o Manual de Comunicação de Moda Sustentável em parceria com os signatários da Carta da Moda da ONU. O objetivo do manual é unir os esforços dos comunicadores da indústria com as metas globais de sustentabilidade, levando em consideração os aspectos ambientais e sociais.
A partir do final deste ano, serão oferecidas aulas magnas com especialistas no assunto.
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Mais de 140 grandes marcas se uniram a essa parceria, buscando aliar a comunicação às metas climáticas globais. Entre os participantes estão varejistas e organizações de fornecedores.
As prioridades incluem ações para combater a desinformação, reduzir mensagens que promovam o consumo excessivo, incentivar estilos de vida mais sustentáveis e estimular a demanda dos consumidores por ações das empresas e políticos.
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Roupas podem ser reutilizadas
De acordo com os organizadores, é crucial promover a ideia de que as roupas podem ser utilizadas mais de uma vez, a fim de evitar grandes danos ao meio ambiente. A fabricação de uma única peça de roupa consome uma quantidade desproporcional de recursos, como água.
Uma das metas do manual é incentivar os comunicadores a realizar pesquisas para diferenciar a criação de valor da extração de recursos e do crescimento em termos de volume, ao mesmo tempo em que se busca melhorar o bem-estar.
Para a ONU, os atuais padrões de consumo e produção são insustentáveis devido ao seu papel direto e significativo nas crises interconectadas das mudanças climáticas, poluição e perda da biodiversidade. Além disso, esses padrões também contribuem para as injustiças sociais em todo o mundo.
O setor da moda é responsável pela emissão de 2% a 8% dos gases de efeito estufa e gera níveis significativos de poluição, extração de água e impactos na biodiversidade. Anualmente, a indústria contribui com 9% dos microplásticos encontrados nos oceanos e consome 215 trilhões de litros de água.
Com informações da ONU News