MEIO AMBIENTE

VÍDEO: Imagens chocantes de erupção de vulcão que causou "neve de cinzas" na Rússia

Vulcão Shiveluch entrou em erupção no extremo-leste russo e causa problemas na aviação

Vilarejos em Kachatka ficaram cobertos pela neve Créditos: Reprodução/Twitter
Vilarejos em Kachatka ficaram cobertos pela neve Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Na madruga desta terça-feira (11), o vulcão Shiveluch, localizado na Península de Kamchatka, na Rússia, entrou em erupção. O evento sísmico têm causado problemas para a aviação civil na região do Pacífico Norte e causou problemas graves para vilarejos locais.

"Em 11 de abril de 2023, 05h44 [horário local, 17h44 GMT de segunda-feira], o vulcão Shiveluch entrou em erupção. De acordo com dados sísmicos, a altura das cinzas expelidas pela erupção foi de cerca de 20.000 metros acima do nível do mar", disse a Academia Russa de Ciências através de comunicado oficial no Telegram.

Os dados afirmam que se trata da maior erupção e a maior geração de cinzas dos últimos sessenta anos na Rússia. Desde novembro do ano passado, os cientistas avisavam o governo local e a população da possibilidade de uma eclosão de lava na montanha de Shiveluch.

Segundo as autoridades russas, não existem mortos ou feridos por conta da erupção até o momento. Grupos de bombeiros foram deslocados para a região e máscaras para proteção contra as cinzas foram enviadas para os moradores. Os hospitais estão funcionando em capacidade máxima para atender emergências causadas pelo Shiveluch.

Confira vídeos da erupção e dos vilarejos cobertos de neve e cinzas:

Com informações de Tass e Sputnik.