Na madruga desta terça-feira (11), o vulcão Shiveluch, localizado na Península de Kamchatka, na Rússia, entrou em erupção. O evento sísmico têm causado problemas para a aviação civil na região do Pacífico Norte e causou problemas graves para vilarejos locais.
"Em 11 de abril de 2023, 05h44 [horário local, 17h44 GMT de segunda-feira], o vulcão Shiveluch entrou em erupção. De acordo com dados sísmicos, a altura das cinzas expelidas pela erupção foi de cerca de 20.000 metros acima do nível do mar", disse a Academia Russa de Ciências através de comunicado oficial no Telegram.
Te podría interesar
Os dados afirmam que se trata da maior erupção e a maior geração de cinzas dos últimos sessenta anos na Rússia. Desde novembro do ano passado, os cientistas avisavam o governo local e a população da possibilidade de uma eclosão de lava na montanha de Shiveluch.
Segundo as autoridades russas, não existem mortos ou feridos por conta da erupção até o momento. Grupos de bombeiros foram deslocados para a região e máscaras para proteção contra as cinzas foram enviadas para os moradores. Os hospitais estão funcionando em capacidade máxima para atender emergências causadas pelo Shiveluch.
Te podría interesar
Confira vídeos da erupção e dos vilarejos cobertos de neve e cinzas:
Com informações de Tass e Sputnik.