Vídeos publicados nas redes sociais mostram imagens impressionantes de pessoas fugindo das cinzas expelidas pelo vulcão Semeru, que entrou em erupção na Indonésia neste sábado (4).
Segundo a agência de notícias Reuters, ao menos uma pessoa morreu e outras 41 ficaram feridas. A erupção ocorreu às 15h locais (por volta das 3h do horário de Brasília).
De acordo com relatos de moradores à BBC News, a gigante nuvem de cinzas chegou a bloquear o sol em dois distritos. Um órgão de monitoramento de atividades vulcânicas emitiu um alerta às companhias aéreas sobre o fenômeno, que alcançou até 15 mil metros de altura.
O Monte Semeru é um vulcão bastante ativo e por isso, regularmente, expele cinzas, que costumam chegar a 4 mil metros. Campbell Biggs, meteorologista do VAAC, disse à BBC que a erupção deste sábado teve um "aumento de intensidade bastante significativo" e deve se dissipar "lentamente".
O Monte Semeru se eleva a 3,6 mil metros acima do nível do mar e já entrou em erupção entre o final de 2020 e o início de 2021, forçando milhares de residentes a buscar abrigo. Ele está entre os quase 130 vulcões ativos da Indonésia.