CRIME AMBIENTAL

Ibama encontra 60 pássaros silvestres na casa de Anderson Torres

Ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro foi multado em mais de 50 mil reais; uma das aves encontradas na casa dele tinha a pata mutilada

Créditos: Agência Brasil
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que está preso em Brasília desde janeiro, mantinha 60 pássaros silvestres em casa, animais que ele criava ilegalmente. Durante operação, foram encontradas aves mantidas no criadouro, uma delas com a pata mutilada. 

Torres foi autuado por irregularidades como utilizar animais em desacordo com a autorização existente, por inserir dados falsos no sistema e por mutilação. Ele foi multado em R$ 54 mil e vai recorrer.

A residência do delegado de Polícia Federal foi alvo de busca e apreensão pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta sexta-feira (24). O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também participou da operação.

O Ibram informou que nenhuma delas foi apreendida — mas não informou a razão. Em nota, o Ibama informou que a atividade foi embargada e notificou o ex-ministro para que sejam apresentadas informações sobre os animais registrados no sistema que não foram encontrados no local. 

De acordo com o Ibama, a ação foi um desdobramento de investigação iniciada no ano passado a partir da identificação de informações inconsistentes no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass) — como o registro de ave sob responsabilidade de Torres em nome de outra pessoa. 

O ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro está preso desde o último 14 do mês passado por suspeita de omissão e conivência com os atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, ele era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. 

Torres nega as acusações e diz que adotou medidas para prevenir as invasões ocorridas no ato golpista de 8 de janeiro e que há "total ausência" de evidências para associá-lo aos ataques.

Com informações do UOL