A MetSul Meteorologia informou que nos próximos dias uma massa de ar quente deve provocar um “episódio de calor muito intenso” no Centro-Sul do Brasil, com temperaturas chegando a 40ºC.
O Centro-Oeste, uma parte do Sudeste e, principalmente, o Sul serão atingidos. A causa será uma massa de ar quente que irá se instalar sobre o Norte da Argentina e o Paraguai e depois se espalhará para o Brasil, já na metade desta semana, a partir da sexta-feira (15).
Te podría interesar
Veja como ficará cada região afetada.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, o aumento de temperatura será atípico. Isso porque os dias mais quentes do ano na região normalmente ocorrem no fim do inverno e durante a primavera, entre setembro e o começo de dezembro, já que, com a chegada do verão, até fevereiro, a maior umidade devido a chuvas dificulta o aumento na temperatura.
Te podría interesar
No entanto, a massa de ar quente irá mudar esse cenário, fazendo com que o calor se estenda até, pelo menos, a próxima semana, principalmente nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, que devem receber médias de temperatura na casa dos 40ºC.
Sul
O Sul deve ser a região brasileira mais atingida pela massa de ar quente, principalmente o estado do Rio Grande do Sul. Lá, os gaúchos podem esperar noites de temperatura alta e tardes de calor excessivo durante o fim de semana.
Segundo a MetSul, nos dias 15, 16 e 17, máximas entre 35ºC e 40ºC serão registradas, com possibilidade até de superar os 40ºC. Na Grande Porto Alegre, vários municípios podem marcar entre 37ºC e 39ºC.
O calor deve atingir até localidades serranas, como a Serra Gaúcha, de maior altitude, onde o clima é, historicamente, mais baixo. Lá, a temperatura deve atingir e passar dos 35ºC.
Sudeste
No Sudeste, a massa de ar quente deve atingir, principalmente, as cidades do interior de São Paulo. O fato é considerado atípico, já que, nesta época do ano na região, as chuvas também deveriam impedir que a temperatura suba excessivamente.