TEMPORAIS

Meteorologia aponta chuvas intensas, ventos fortes e granizo; confira previsão

Após recentes eventos climáticos, região enfrenta novo período de instabilidade, exigindo precaução da população

Créditos: MetSul/Reprodução
Escrito en BRASIL el

A população da região Sul do Brasil está sendo alertada para a possibilidade de novos temporais nos próximos dias, de acordo com informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Áreas de instabilidade estão se intensificando e devem resultar em fortes pancadas de chuva, acompanhadas por rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h, além da queda de granizo. As áreas mais afetadas incluem o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

LEIA TAMBÉM
Calor extremo e tempestades: El Niño vai agravar a situação a partir de dezembro

Os meteorologistas do Inmet indicam que os próximos cinco dias serão marcados por condições de ar quente, úmido e grande instabilidade, contribuindo para a formação de temporais na região. A previsão é que novos episódios de chuvas intensas ocorram nos três estados.

Estão previstos entre os dias 14 e 16 de novembro para o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná, com valores diários acima de 100 milímetros em algumas localidades. Em áreas específicas, os volumes de chuva podem ultrapassar impressionantes 300 mm, alerta o Inmet.

A situação meteorológica atual remete aos eventos ocorridos no início do mês, quando as fortes chuvas relacionadas à passagem de um ciclone extratropical deixaram um rastro de destruição na costa da região Sul. A Defesa Civil gaúcha reportou 230 desabrigados e 25 pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul, destacando os estragos causados pela tempestade que varreu a região entre os dias 3 e 4 de novembro.

O risco iminente de novos temporais destaca a importância da população se manter informada e seguir as orientações das autoridades locais e órgãos de defesa civil. Recomenda-se que os moradores estejam atentos aos boletins meteorológicos e adotem medidas preventivas para minimizar os impactos desses eventos climáticos. Em caso de emergência, é fundamental acionar os canais de atendimento de emergência disponíveis e buscar abrigo seguro.

A Defesa Civil e demais órgãos competentes estão monitorando de perto a situação, visando agir de maneira rápida e eficaz para garantir a segurança da população diante dos desafios impostos pela instabilidade climática na região Sul do Brasil.

Temas