DESATRE CLIMÁTICO

Chuvas em SC causam morte, estragos em 60 cidades e cancelamento de Oktoberfest

Região Sul passa por mais uma onda de enchentes e precipitações

Enchente em Santa CatarinaCréditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

As chuvas na região Sul do Brasil continuam a fazer estragos. Nesta sexta-feira (6), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas mais precipitações entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A Defesa Civil catarinense prevê um acumulado de quase 200 mm até domingo. O estado deve ser o mais atingido pelas chuvas.

A previsão indica um aumento nas precipitações, o que levou a região a tomar medidas para prevenir mais estragos. As chuvas desta quinta-feira (5) em Santa Catarina atingiram 60 municípios, causando alagamentos e a interdição de 12 rodovias. Um homem morreu ao tentar atravessar uma área inundada na cidade de Rio do Oeste.

Eventos cancelados

Nesta sexta, a tradicional festa catarinense Oktoberfest foi suspensa pela primeira vez em seus 39 anos de realização.

O evento, que ocorre em Blumenau, teve sua abertura na quarta-feira (4), mas será interrompido até a próxima segunda-feira (9), por conta da previsão de enchente no Vale do Rio Itajaí, onde a cidade está localizada. 

A previsão é de que as atividades retornem na terça-feira (10) e que o calendário do evento seja estendido em uma semana.

Dezessete municípios decretaram situação de emergência em SC. São eles: Papanduva, Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogério, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra.

Somente até quinta, 504 pessoas ficaram desalojadas e outras 80 desabrigadas. Três cidades cancelaram as aulas da rede municipal nesta sexta como política de prevenção

Segundo a Defesa Civil estadual, a instabilidade permanece até domingo (7) e cidades do litoral Sul, Serra e Oeste podem registrar acumulados entre 150 e 200 milímetros.