Nesta próxima semana, o Brasil deve passar por mais uma onda de calor, segundo o serviço de meteorologia Climatempo. O fenômeno deve ser semelhante ao que ocorreu em setembro deste ano, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o clima do país.
O agravante é que esta nova onda de calor deve durar mais tempo e atingir mais estados, fazendo com que o meteorologista Vinicius Lucyrio, do Climatempo, a classifique como “histórica”.
Te podría interesar
"Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio De Janeiro, Cuiabá e Campo Grande. É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, disse.
Qual a previsão do tempo
Nesta quarta-feira (8), as temperaturas já começam a subir muito, mais de 5ºC acima do previsto para a época. É esperado calor intenso para norte e oeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e em pontos do Rio Grande do Sul, além de São Paulo, cuja região oeste deve contar com temperaturas acima de 37ºC, e Goiás.
Te podría interesar
Na quinta-feira (9), as madrugadas devem começar a ser atingidas pelo calorão, principalmente em Mato Grosso do Sul (MS) e sudoeste de Mato Grosso (MT).
Na sexta-feira (10), a temperatura começará a atingir os 40ºC, se estendendo pelo fim de semana. Segundo o Climatempo, SP, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, MS, MT, Rio de Janeiro e Paraná devem ser afetados.
E o calor deve se prolongar até a próxima semana, com a temperatura de estados como Bahia, Piauí, Pernambuco e Rondônia ultrapassando os 40ºC até, pelo menos, a quarta-feira (15).