Setembro foi um mês de intensos recordes de temperatura em diversas cidades do país, causando preocupação na população e nas autoridades. Como vai ser o clima no mês de outubro? Como o El Niño pode afetar a temperatura das regiões do Brasil nesse início de primavera.
Costumeiramente, o mês de outubro já é mais quente do que setembro. Contudo, nos próximos meses, a temperatura ficará diferente por conta do fenômeno El Niño.
Te podría interesar
"A atuação do fenômeno El Niño deve seguir impactando o padrão de precipitação no Brasil neste mês de outubro. Espera-se excesso de chuva na Região Sul, enquanto no Norte a região amazônica terá o agravamento da seca", afirma a previsão do site Metsul.
As temperaturas mais altas devem se intensificar, portanto, no Norte e no Nordeste, com calor acima da média nessas regiões. A Climatempo afirma que as temperaturas devem se intensificar nessas regiões do país e superar o calor de setembro.
Te podría interesar
A maior parte do Centro-Sul do Brasil está prevista para experimentar mais um mês com temperaturas acima ou consideravelmente acima da média.
A expectativa é que as temperaturas fiquem significativamente acima das normais climatológicas em áreas do Centro-Oeste e no Norte do Sudeste do Brasil. Na região do Centro-Oeste, prevê-se a repetição de alguns dias de calor extremo, como foi observado em setembro.
Chuvas acima da média
A ocorrência mais frequente de chuva em partes do Sudeste deve limitar o aumento das temperaturas, uma vez que a instabilidade reduzirá as temperaturas máximas diárias. Isso deve ocorrer em São Paulo durante a primeira metade do mês, de acordo com a Metsul.
No Sul do Brasil, em geral, as temperaturas devem se manter acima da média, em especial em Santa Catarina e no Paraná. No Rio Grande do Sul, não se prevê um mês de outubro muito quente para os habitantes do Rio Grande do Sul, embora ainda se espere alguns dias de calor.
O que é o fenômeno El Niño?
Durante o El Niño, as águas superficiais do Oceano Pacífico do Equador ficam mais quentes do que o normal. Esse aquecimento altera os padrões de circulação atmosférica e oceânica ao redor do mundo todo, em especial nas Américas.
Em algumas regiões, ele pode levar a chuvas excessivas e inundações, enquanto em outras, pode causar secas e escassez de água. O El Niño pode afetar a agricultura e a produção de alimentos em várias partes do mundo devido às mudanças nos padrões de chuva e temperatura. Isso, por sua vez, pode ter um impacto significativo na economia global.