MEIO AMBIENTE

Qual é o recorde de temperatura no Brasil?

Nesta semana, país vai ser um dos pontos mais quentes do planeta terra; confira recordes de calor (e do frio) no território brasileiro

Temperaturas altas assolaram o Brasil nessa semana e devem se intensificar nos próximos diasCréditos: Reprodução/ClimateAnalyzer
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

O ano de 2023 tem sido marcado por altas temperaturas no Brasil, em especial no sul e no sudeste, com recordes de temperatura para os meses de agosto e setembro.

Contudo, quais são os principais recordes de temperatura do nosso país? E será que, ao longo deste ano, teremos recordes de calor no Brasil?

Recordes de calor no Brasil - temperatura mais alta da história

De acordo com os registros oficiais, a temperatura mais alta já registrada no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020.

O registro matogrossense superou o recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, que, em 21 de novembro de 2005, marcou 44,7 °C.

No entanto, a onda de calor atual pode trazer novos recordes, segundo meteorologistas do MetSul.

De acordo com os especialistas, as ondas de calor no Brasil são causadas por sistemas de alta pressão que impedem o ar quente de se movimentar temporariamente, podendo permanecer dessa forma por alguns dias.

Além disso, temperaturas extremas podem ser impulsionada pelo El Niño, fenômeno climático que ocorre no Oceano Pacífico e pode afetar o clima em todo o mundo.

Recordes de frio no Brasil - temperatura mais baixa da história

De acordo com os registros oficiais, a menor temperatura registrada oficialmente no Brasil foi de -14 °C, no município de Caçador, em Santa Catarina, em junho de 1952.

As ondas de frio no Brasil são causadas por massas de ar frio polar de forte intensidade que avançam sobre o país, podendo atingir várias regiões e quebrar recordes de temperatura, sendo acentuadas por fenômenos como o La Niña e o El Niño.

Ondas de calor - como se proteger

O Brasil não possui infraestrutura adequada para lidar com ondas de calor. No entanto, existem algumas medidas que as pessoas podem individualmente tomar para enfrentar a onda de calor no Brasil, como manter as cortinas ou persianas fechadas durante as horas mais quentes do dia para bloquear a entrada de luz solar direta e calor.

Além disso, é importante manter-se hidratado, beber muita água para evitar a desidratação, e procurar abrigo em espaços com ar condicionado ou ventiladores para conseguir evitar os efeitos maléficos do calor extremo para a saúde. Os principais afetados são pessoas em situação de rua, que sofrem com dificuldade de acesso à água e sombra.

Em São Paulo, a vereadora Luna Zarattini (PT) protocolou um projeto de lei que institui um plano de contingência para dar assistência a pessoas em situação de rua nos dias de calor extremo.

Recordes temperatura no mundo

 

Além disso, para a comparação, trouxemos alguns recorded de temperatura no mundo. A mais alta já registrada foi de 56,6°C em Furnace Creek Ranch, Vale da Morte, Califórnia, Estados Unidos, em julho de 1913.

Já a temperatura mais baixa já registrada: -89,2°C na Estação Vostok, Antártida, em julho de 1983.

A temperatura média mais alta da história foi registrada em junho de 2023, com uma temperatura média de 17,6º C.