CLIMA DO BRASIL

Efeito El Niño vai produzir mês de agosto mais quente; confira previsão

Segundo o Inmet, o mês será marcado por significativos volumes de chuvas no Sul e clima mais aquecido no Centro-Sul

Arco-íris no horizonte.Créditos: fietzfotos/pixabay
Escrito en BRASIL el

Agosto começa com a imponente influência do fenômeno El Niño sobre o Brasil, resultando em uma rica diversidade de padrões climáticos em cada região do país. Segundo as projeções do renomado Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês se revelará marcado por significativos volumes de chuvas no Sul e um clima mais aquecido no Centro-Sul, enquanto o Norte e o Nordeste devem experimentar precipitações próximas ou inferiores à média geral.

 

Sul: Chuvas acima da média e possibilidade de frio intenso

 

Os estados da região Sul devem se preparar para volumes de chuva próximos ou acima da média, principalmente no leste. Por outro lado, o noroeste e oeste do Paraná podem enfrentar chuvas abaixo da média.

 

No quesito temperaturas, a maior parte do país pode esperar temperaturas acima da média. Entretanto, episódios de frio estão previstos na virada da quinzena, com maior concentração na região Sul do Brasil.

 

"Vale lembrar também que a média para agosto em grande parte do Brasil é muito baixa. Para você ter uma noção, agosto é o mês mais seco do ano em São Paulo", destaca o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo.

 

Sudeste: Chuvas próximas ou abaixo da média com incertezas sobre o frio intenso

 

A região Sudeste, assim como o Centro-Oeste, deve enfrentar chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média durante o mês. Há possibilidade de chuvas localizadas no litoral do Sudeste devido à passagem de frentes frias pelo oceano, o que pode trazer instabilidades.

 

No entanto, os modelos meteorológicos ainda não são conclusivos sobre a chegada do frio intenso ao Sudeste. O estado de São Paulo pode sentir a influência dessas massas de ar frio, mas não com a mesma intensidade que a região Sul.

 

Centro-Oeste: Tempo seco e aumento das temperaturas máximas

 

No Centro-Oeste, a previsão é de tempo seco em grande parte da região, com exceção de áreas do sul do Mato Grosso do Sul, onde podem ocorrer volumes de chuva maiores que 30 mm. É comum, nessa época, a redução de chuvas na parte central do país, assim como a diminuição da umidade relativa do ar e o aumento das temperaturas máximas ao longo dos dias.

 

Nordeste: Tempo seco no oeste e valores médios elevados

 

No oeste da Região Nordeste, o tempo é seco nesta época do ano, e a previsão é de volume inferior a 20 mm ou nenhuma chuva em algumas localidades. As temperaturas também tendem a ficar um pouco mais quentes nessa época do ano, com valores médios podendo superar os 28ºC no Maranhão e Piauí.

 

Norte: Chuvas ligeiramente acima da média

 

Para o Norte, o prognóstico climático do Inmet indica chuvas ligeiramente acima da média em áreas do Pará e Amapá. Entretanto, é importante ressaltar que em praticamente todo o extremo norte espera-se acumulados menores que 20 mm.

 

Previsão das Capitais para os próximos dias:

 

Acompanhe as previsões para as capitais durante os próximos dias, segundo o Inmet:

 

Florianópolis: Mín. 14°C / Máx. 21°C nesta terça (01); Mín. 13°C / Máx. 25ºC na quarta (02); Mín. 14°C / Máx. 26°C na quinta (03).

 

Curitiba: Mín. 10°C / Máx. 22°C nesta terça (01); Mín. 10°C / Máx. 24°C na quarta (02); Mín. 12°C / Máx. 25°C na quinta (03).

 

Rio de Janeiro: Mín. 16°C / Máx. 24°C nesta terça (01); Mín. 16°C / Máx. 26°C na quarta (02); Mín. 17°C / Máx. 28°C na quinta (03).

 

Brasília: Mín. 14°C / Máx. 28°C nesta terça (01); Mín. 12°C / Máx. 28°C na quarta (02); Mín. 12°C / Máx. 28°C na quinta (03).

 

Porto Alegre: Mín. 10°C / Máx. 24°C nesta terça (01); Mín. 14°C / Máx. 27°C na quarta (02); Mín. 11°C / Máx. 18°C na quinta (03).

 

Aracaju: Mín. 22°C / Máx. 28°C nesta terça (01); Mín. 22°C / Máx. 28°C na quarta (02); Mín. 21°C / Máx. 28°C na quinta (03).

 

Belém: Mín. 24°C / Máx. 34°C nesta terça (01); Mín. 23°C / Máx. 34°C na quarta (02); Mín. 24°C / Máx. 35°C na quinta (03).

 

São Paulo: Mín. 13°C / Máx. 24°C nesta terça (01); Mín. 13°C / Máx. 27°C na quarta (02); Mín. 14°C / Máx. 27°C na quinta (03).

 

Belo Horizonte: Mín. 13°C / Máx. 28°C nesta terça (01); Mín. 12°C / Máx. 28°C na quarta (02); Mín. 12°C / Máx. 28°C na quinta (03).

As previsões climáticas para agosto mostram que o Brasil pode esperar um mês com padrões variados de chuvas e temperaturas. Aproveite a informação para se preparar e enfrentar as condições climáticas típicas deste período do ano em cada região do país.

 

Temas