Nesta sexta-feira (17), celebra-se o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, visto que foi nessa data, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Desde então, o 17 de maio tem sido utilizado para celebrar a existência das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, mas também para lembrar que ainda há muita violência contra as LGBT e que, em pleno 2024, há países que perseguem as pessoas não heterossexuais. Em algumas nações, a relação entre pessoas do mesmo sexo é punível com cadeia, ou seja, é um crime.
Te podría interesar
No entanto, apesar da sombra do ódio que ainda paira sobre as LGBT, há uma série de avanços em vários cantos do mundo e em variados setores da vida, entre eles o esporte, que historicamente se notabilizou por ser fortemente homofóbico e machista, com destaque para o futebol brasileiro.
Porém, nos últimos anos, times e campeonatos ao redor do mundo têm se engajado na luta contra a LGBTfobia, e tal atitude chegou, felizmente, aos clubes de futebol do Brasil. É fato que o ambiente futebolístico ainda é fortemente marcado pela misoginia e homofobia, dentro e fora dos campos, então, quando clubes decidem se engajar na luta contra a LGBTfobia, isso se torna algo a se celebrar.
Te podría interesar
Neste 17 de maio, uma série de clubes brasileiros de futebol usaram as suas redes oficiais para marcar o seu lugar no campo na luta contra a LGBTfobia. Abaixo, separamos algumas publicações de times brasileiros que celebraram o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia.