Esta série previu o retorno de Trump à Casa Branca

O candidato republicano obteve uma vitória acachapante sob a sua adversária, a democrata Kamala Harris

Esta série previu o retorno de Trump à Casa Branca.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en GLOBAL el

Algumas obras de arte, seja em qual linguagem for, se destacam por entender o espírito do tempo e, a partir dele, fazer projeções conjunturais, sejam elas otimistas, pessimistas, utópicas ou distópicas.

No que diz respeito às artes audiovisuais, uma minissérie produzida em 2019 pela extinta HBO, hoje MAX, basicamente desenhou o cenário político atual das Américas e da Europa, mais especificamente com a chegada ao poder de uma figura como Donald Trump.

A série se chama "Years & Years", escrita e dirigida por Russel T. Davies, e sua trama central é a família Lyons, que vive no Reino Unido. Em 2019, a política de extrema direita Vivienne Rook, numa interpretação espetacular de Emma Thompson, chega ao poder, destrói todo o tecido estatal da região e inicia uma política separatista.

Porém, a política extremista do Reino Unido é apenas a primeira de uma série de outras figuras similares que serão eleitas nos anos seguintes. Países como EUA e Brasil entram em convulsão, as democracias liberais desaparecem e o que entra no lugar são autocracias e tiranias de todo tipo.

A partir deste enredo apresentado acima, acompanhamos o desenrolar histórico de 15 anos e o que acontece com as Américas e a Europa, que passam a ser governadas por governos de extrema direita e completamente alinhados com as grandes empresas de tecnologia.

De maneira assustadora, a série "Years & Years" retrata tudo aquilo que está ocorrendo nas Américas e na Europa na contemporaneidade. O mais triste é que cada tragédia representada na trama tem se materializado no mundo real. Estamos vivendo, de fato, o fim da democracia liberal e moderna?

Confira abaixo o trailer da série:

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar