CELEBRIDADES

Eleições EUA: quais artistas declararam apoio a Kamala Harris e Donald Trump

Posicionamento político de figuras influentes da música e do cinema tem sido decisivo para estimular eleitores a votar em candidatos à presidência

Kamala Harris e Donald Trump.Créditos: Office of the Vice President of the United States/Creative Commons e Michael Vadon/Creative Commons
Escrito en GLOBAL el

A corrida para a presidência dos Estados Unidos chega na reta final, com a votação marcada para a próxima terça-feira (5). Em uma das campanhas mais polarizadas das últimas décadas, a disputa entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump não apenas mobilizou os eleitores, mas também envolveu diversas celebridades e artistas nos últimos meses. Os candidatos contaram com o apoio de figuras influentes da música, do cinema e das redes sociais, usando esse impulso para conquistar o eleitorado jovem e indeciso.

Kamala Harris, ex-senadora e vice-presidente na administração de Joe Biden, conseguiu reunir o maior número de estrelas de Hollywood e grandes nomes da música em sua campanha. Figuras icônicas como Beyoncé, Taylor Swift e Billie Eilish demonstraram publicamente seu apoio à candidata democrata, participando de comícios, publicando declarações em redes sociais e, em alguns casos, contribuindo financeiramente para a campanha.

LEIA TAMBÉM: Após Beyoncé e Taylor Swift, Kamala ganha apoio de mais uma diva do pop

As artistas não apenas declararam apoio, mas também usaram suas plataformas para destacar questões como o direito ao aborto, a igualdade racial e a importância da preservação ambiental. Inclusive, Arnold Schwarzenegger, que já foi ex-governador da Califórnia pelo Partido Republicano, declarou que, nesta eleição, seu voto será para a democrata. O bilionário Bill Gates também declarou apoio.

Beyoncé, uma das maiores estrelas do pop, marcou presença em um comício de Kamala Harris em Houston, Texas, sua cidade natal. Durante cinco minutos, Beyoncé discursou sobre a importância do voto feminino e liberou sua música "Freedom" para uso na campanha. Já Taylor Swift, outra figura de destaque na música pop, publicou um texto de apoio à democrata logo após o debate televisivo entre os candidatos, incentivando seus milhões de seguidores a se registrarem para votar em Harris. 

Billie Eilish e seu irmão Finneas, outra dupla de peso na cena musical, também se juntaram ao coro, gravando um vídeo em que destacam o direito reprodutivo das mulheres, a defesa ambiental e a preservação da democracia como motivações para apoiar a candidatura democrata.

O rapper Eminem chegou a discursar em um comício da democrata, que também recebeu o apoio de nomes como Charli XCX, cuja recente obra "brat" tem causado grande impacto, além de Madonna, Neil Young, Olivia Rodrigo, Stevie Wonder, Bruce Springsteen, Bad Bunny, Lizzo, Jennifer Lopez, Cher, James Taylor, The National, Megan Thee Stallion, Bon Iver e John Legend.

No cinema, Harris conta com o respaldo de estrelas como George Clooney, um aliado de longa data do Partido Democrata, Scarlett Johansson, Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Don Cheadle, Will Ferrell, Julia Roberts, Leonardo DiCaprio, Sarah Jessica Parker, Whoopi Goldberg, Kerry Washington, Jane Fonda, Ben Stiller, Matt Damon, Lin-Manuel Miranda, Aubrey Plaza, Jennifer Aniston, Mel Brooks, Mark Hamill, Robert De Niro, Jennifer Lawrence, Bryan Cranston e Anne Hathaway.

Já o republicano, não concentra apoio tão expressivo da classe artística. Kanye West já chegou a apoiar Donald Trump no passado, mas optou por não fazer campanha para o republicano desta vez. Há quatro anos, o rapper chegou a lançar sua própria candidatura presidencial enquanto Trump concorria à reeleição. Agora, ao ser questionado por um paparazzo, Kanye afirmou que votará em Trump, mas não deu justificativas nem fez declarações públicas de apoio ao candidato.

Trump conseguiu atrair o apoio de outros nomes, como o rapper 50 Cent, por exemplo, que compartilhou uma imagem da capa de seu álbum icônico, "Get Rich or Die Trying", editada com o rosto de Trump, e Lil Wayne e Kodak Black, que foram beneficiados com indultos presidenciais concedidos por Trump há três anos, também declararam apoio à sua candidatura.

No gênero country, músicos como Jason Aldean, Brian Kelley, Lee Greenwood e Chris Janson se apresentaram em convenções republicanas e reforçaram o apoio ao ex-presidente. Kid Rock, um de seus apoiadores mais assíduos, também reafirmou seu respaldo nesta eleição. Entre os rappers, a adesão ao republicano inclui Lil Pump, estrela do SoundCloud, que repetiu o apoio dado a Trump na eleição anterior. DaBaby, em entrevista a um podcast, afirmou que votaria no republicano e chegou a elogiá-lo, chamando-o de "gangster", além de Azealia Banks

LEIA TAMBÉM: Por que as eleições presidenciais nos EUA não são diretas?