ELEIÇÕES NOS EUA

Lula diz estar "torcendo para a Kamala ganhar as eleições"

"Em vários lugares do mundo, o fascismo e o nazismo estão voltando a funcionar com outra cara", disse ainda o presidente em entrevista à emissora francesa

Lula declarou torcer por vitória de Kamala HarrisCréditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em uma entrevista concedida ao canal francês TF1 que "com Kamala Harris é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia", fazendo referência às eleições presidenciais nos Estados Unidos que acontecem na próxima terça-feira (5).

"Eu não posso dar palpite sobre as eleições de outros países porque seria uma ingerência indevida. Eu sou amante da democracia. A democracia, para mim, é o espelho fiel de um sistema político que permite os contrários, permite os antagônicos, a disputa civilizada entre a humanidade na discussão de ideias. Então, eu acho que a Kamala Harris ganhando é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia", disse o presidente.

Leia também:

STF retoma julgamento que pode determinar prisão de Collor

Lula também lembrou do papel desempenhado pelo ex-presidente e hoje candidato Donald Trump na invasão à sede do Congresso dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021. "Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio. Uma coisa que era impensável de acontecer nos EUA porque os EUA se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. E esse modelo ruiu. Então, nós, agora, temos o ódio destilado todo santo dia, pontuou. 

"E, como eu sou amante da democracia, acho a democracia a coisa mais sagrada que nós conseguimos construir para bem governar os nossos países, eu, obviamente, fico torcendo para a Kamala ganhar as eleições", disse Lula, acrescentando que "em vários lugares do mundo, o fascismo e o nazismo estão voltando a funcionar com outra cara".

 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar