A empresa chinesa Alibaba anunciou o lançamento da nova família de modelos de inteligência artificial chamada Qwen3, composta por oito modelos diferentes. Eles vão desde versões pequenas e leves, que podem rodar em computadores pessoais, até modelos gigantes com bilhões de parâmetros, capazes de competir com as inteligências mais avançadas do mundo, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google.
O destaque da nova linha é o modelo Qwen3-235B-A22B, que obteve resultados impressionantes em testes de programação, matemática e raciocínio. Em um dos principais testes de programação, conhecido como Codeforces, o Qwen3-235B-A22B alcançou uma pontuação de 2.056, superando concorrentes como o DeepSeek-R1 (2.029) e ficando muito à frente do GPT-4o da OpenAI (864).
Te podría interesar
Outro modelo que chamou atenção foi o Qwen3-30B-A3B, que mesmo sendo menor, conseguiu bater modelos muito maiores. Já o modelo mais compacto da linha, o Qwen3-4B, teve desempenho semelhante ao Qwen2.5-72B-Instruct, provando que é possível combinar leveza e eficiência.
Em testes de matemática avançada, como o AIME’25, o modelo principal da linha Qwen3 teve 81,5% de acertos, enquanto o GPT-4o obteve apenas 7,6%. Em outros testes que avaliam capacidade geral de linguagem e raciocínio, como o ArenaHard e o LiveBench, os modelos da Qwen também ficaram entre os melhores.
Te podría interesar
Todos os modelos Qwen3 são de código aberto e estão disponíveis gratuitamente para desenvolvedores e empresas em sites como GitHub, Hugging Face e ModelScope. Eles podem ser usados tanto online quanto offline, com ferramentas como Ollama, LMStudio e outras.
Com esse lançamento, a Alibaba mostra que está disposta a disputar o topo da inteligência artificial global, oferecendo modelos potentes, acessíveis e fáceis de integrar em diferentes aplicações.