O presidente da China, Xi Jinping, iniciou a convocação para o 15º Plano Quinquenal do país nesta quarta-feira (30) durante um simpósio em Shangai, em busca da estruturação de um plano de ação para os próximos cinco anos. A ideia que permeia o planejamento é a modernização, segurança e abertura econômica, além do desenvolvimento sustentável e enfrentamento de riscos.
Os três principais pilares (modernização, segurança e economia) buscam transformar ainda mais a China no que diz respeito ao desenvolvimento e suas várias frentes. Xi ainda enfatizou a necessidade de defender o fortalecimento do país asiático no atual cenário geopolítico:
“Devemos cuidar bem dos nossos próprios assuntos e manter o compromisso com a abertura de alto padrão”, afirma. “É necessário avaliar de forma ampla os riscos e aperfeiçoar o sistema nacional de segurança”, completa.
O que são os Planos Quinquenais chineses
Os Planos Quinquenais funcionam como guias norteadores de desenvolvimento do país desde 1950. Cada ciclo define novas diretrizes e prioridades que orientam o crescimento do país. O plano atual, em sua 14ª edição, está no fim e, com isso, iniciam-se os preparativos para os próximos anos (2026-2030), com o 15º Plano Quinquenal.