CHINA EM FOCO

China sai na frente dos EUA em duelo pela supremacia aérea de sexta geração

Chineses, liderados por Xi Jinping, realizam quarto teste de voo do caça J-36; enquanto F-47 ainda não decolou, mesmo diante do espetáculo agressivo de Donald Trump

Chineses, liderados por Xi Jinping, realizam quarto teste de voo do caça J-36; enquanto F-47 ainda não decolou, mesmo diante do espetáculo agressivo de Donald Trump
China sai na frente dos EUA em duelo pela supremacia aérea de sexta geração.Chineses, liderados por Xi Jinping, realizam quarto teste de voo do caça J-36; enquanto F-47 ainda não decolou, mesmo diante do espetáculo agressivo de Donald TrumpCréditos: Fotomontagem (Weibo e Xinhua)
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A China deu mais um passo à frente na disputa global por caças de sexta geração ao realizar, nesta quarta-feira (26), o quarto voo de teste do J-36, aeronave desenvolvida pela Chengdu Aircraft Corporation (CAC).

O teste foi conduzido na cidade de Chengdu, na província de Sichuan, e reforça o avanço consistente do programa militar chinês na aviação de ponta.

Com design sem cauda, asa dupla em delta, entrada de ar dorsal com tecnologia Diverterless Supersonic Inlet (DSI) e três motores, o J-36 incorpora uma série de soluções técnicas voltadas para furtividade, agilidade e geração de energia suficiente para sensores de última geração.

A configuração inusitada com três propulsores pode proporcionar não apenas maior potência, mas também robustez para operar em cenários de guerra eletrônica e coordenação com drones autônomos.

Desde o voo inaugural em 26 de dezembro de 2024 — data escolhida em homenagem ao aniversário de Mao Zedong —, a aeronave vem passando por uma série de testes discretos, mas altamente simbólicos.

A postura da China, sem bravatas de valentia contrasta com a retórica agressiva adotada pela outra superpotência, os EUA.

Trump anuncia F-47 com tom bélico: “letal, invisível e imbatível”

A movimentação chinesa ocorre poucos dias após Donald Trump, presidente dos EUA, anunciar, no dia 21 de março, que a Boeing desenvolverá o caça militar F-47, cujo nome faz referência ao fato de ele ser o 47º mandatário do país.

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Em cerimônia no Salão Oval, Trump e autoridades do Pentágono destacaram a importância estratégica da aeronave.

"Os inimigos da América nunca o verão chegando. Espero que não precisemos usá-lo, mas, se acontecer, eles não saberão o que os atingiu", disse Trump.

Durante o evento, Trump exibiu um modelo da aeronave sobre a mesa presidencial e anunciou, com tom triunfante:

“Este é o F-47. Letal. Invisível. Imbatível. Nenhum inimigo vai sobreviver a esse avião. Estamos de volta ao topo.”

O secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que o F-47 reafirma a presença dos EUA para aliados e demonstra poder militar duradouro.

A Reuters divulgou que o contrato com a Boeing ultrapassa US$ 20 bilhões (mais de R$ 100 bilhões). Trump, no entanto, não revelou valores exatos, afirmando apenas que foi feito um "grande pedido" da aeronave.

Apesar do ultranacionalismo e da teatralidade de Trump, o F-47 ainda não realizou nenhum voo. O projeto, apesar de avançado, permanece em estágio de desenvolvimento e testes de solo.

Pequim avança com discrição e pragmatismo

Diferentemente da postura performática de Washington, Pequim adota um perfil técnico e reservado em sua estratégia de comunicação.

Não há pronunciamentos grandiosos nem vídeos oficiais do presidente Xi Jinping segurando modelos de caça. Em vez disso, o foco tem sido divulgar progressos por meio de comunicados técnicos e vídeos curtos de testes, como o divulgado nesta semana.

Especialistas militares apontam que o J-36 está sendo projetado para atuar em missões de superioridade aérea, ataque de precisão, guerra eletrônica e controle de enxames de drones, o que indica um modelo de guerra mais integrado e flexível — alinhado com os conceitos modernos de combate aéreo de sexta geração.

O sucesso contínuo dos testes do J-36 sugere que a China poderá colocar uma aeronave de sexta geração em operação antes dos EUA, um feito com enorme peso simbólico e estratégico no cenário global.

Corrida pela supremacia aérea entra em nova fase

A disputa por caças de sexta geração é vista como o novo capítulo da supremacia militar entre as grandes potências. Ao que tudo indica, a China está na dianteira tecnológica, com protótipos em voo e um programa visivelmente mais maduro.

Enquanto isso, os EUA apostam em sua capacidade industrial, sua projeção global e o carisma populista de Trump para manter a liderança.

Embora ambos os programas ainda estejam em fase de testes, a diferença de abordagem entre os dois países é evidente: onde os EUA exibem força e espetáculo, a China prefere precisão e pragmatismo.

Linha do Tempo – J-36 (China)

2018

  • A Chengdu Aircraft Corporation (CAC) submete oito propostas de design para o caça de sexta geração.
     
  • Quatro propostas são testadas em túneis de vento de baixa altitude.

Janeiro de 2019

  • O Dr. Wang Haifeng, engenheiro-chefe da CAC, anuncia que a China iniciou pesquisas preliminares para um caça de sexta geração, com expectativa de conclusão até 2035.

Outubro de 2021

  • Uma aeronave sem cauda é avistada nas instalações da CAC.
     
  • Imagens indicam possível uso de asa voadora ou ponta de flecha, focando em furtividade.

Setembro de 2022

  • O general Mark D. Kelly (Força Aérea dos EUA) reconhece que a China está avançando em seu programa com abordagem de “sistema de sistemas”.

Fevereiro de 2023

  • A AVIC divulga imagens de conceito com asas em formato de diamante e design sem cauda, alinhando-se ao padrão dos caças de sexta geração.

26 de dezembro de 2024

  • O primeiro voo público do protótipo do J-36 é realizado em Chengdu, Sichuan.
     
  • A data homenageia o aniversário de Mao Zedong.
     
  • A aeronave exibe design de asa voadora, entrada DSI, três motores e é acompanhada por um J-20S biplace.

17 de março de 2025

  • O segundo voo de teste público do J-36 é registrado e compartilhado em redes sociais chinesas.
     
  • Imagens confirmam canopy aerodinâmico, três motores com pós-combustores, entrada de ar DSI e superfícies de controle nas pontas das asas.

Linha do Tempo – F-47 (EUA)

2014

  • Início oficial do programa Next Generation Air Dominance (NGAD) pela Força Aérea dos EUA, visando o sucessor do F-22.

2019

  • A Boeing realiza primeiros testes com um demonstrador experimental como parte de iniciativa da DARPA.
     
  • Começo da Aerospace Innovation Initiative para maturação tecnológica.

2020

  • A Força Aérea dos EUA confirma que protótipos ligados ao NGAD já estão em voo.

2022

  • Outro demonstrador voa em sigilo, contribuindo com dados para o NGAD.
     
  • Testes continuam em paralelo ao desenvolvimento tecnológico.

Maio de 2024

  • O secretário da Força Aérea suspende temporariamente o programa NGAD, alegando custo elevado e necessidade de revisão estratégica.

Março de 2025

  • Após a revisão, o programa é reativado com prioridade.
     
  • Em 21 de março de 2025, o presidente Donald Trump anuncia oficialmente o caça como F-47, desenvolvido pela Boeing.
     
  • Nome escolhido por referência ao 47º presidente dos EUA e ao P-47 Thunderbolt.
     
  • Contrato supera US$ 20 bilhões, mas valores exatos não são divulgados.
     
  • O caça ainda está em fase de desenvolvimento e testes de solo — nenhum voo realizado até o momento.

 

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