CHINA EM FOCO

China acelera rumo ao futuro com a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo

Com 60 mil quilômetros de linhas de alta velocidade até 2030, trens atingindo 400 km/h e recordes de passageiros e cargas, o país redefine a mobilidade global

China acelera rumo ao futuro com a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo.Com 60 mil quilômetros de linhas de alta velocidade até 2030, trens atingindo 400 km/h e recordes de passageiros e cargas, o país redefine a mobilidade global.Créditos: VCG
Escrito en GLOBAL el

Até 2030, a rede ferroviária nacional da China deve atingir 180 mil quilômetros, sendo 60 mil quilômetros de ferrovias de alta velocidade — um feito sem precedentes globalmente.

O objetivo é consolidar os "círculos 1-2-3", que reduzem o tempo de viagem entre cidades e clusters urbanos para uma hora, duas horas e três horas, respectivamente.

Além disso, o sistema permitirá que entregas expressas de correspondências sejam realizadas em um dia dentro da China, dois dias para países vizinhos e três dias para grandes cidades globais.

Neste ano de 2025, o sistema ferroviário nacional da China espera transportar um total de 4,28 bilhões de passageiros, um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior, e prevê movimentar 4,03 bilhões de toneladas de carga neste ano, segundo a China State Railway Group (China Railway).

A informação foi divulgada durante uma conferência anual realizada na quinta-feira (2), onde foram definidas as principais metas para o próximo ano.

A China Railway, operadora da rede ferroviária nacional, anunciou um investimento de 590 bilhões de yuans (cerca de 80,8 bilhões de dólares) em infraestrutura ferroviária e a entrada em operação de 2.600 quilômetros de novas linhas em 2025.

A receita total de transporte deve alcançar 1,016 trilhão de yuans (aproximadamente 139,3 bilhões de dólares), um aumento de 25,8 bilhões de yuans ou 2,6% em relação ao ano anterior.

Trem de alta velocidade mais rápido do mundo

Em 2025, a China Railway dará continuidade aos testes do novo trem de alta velocidade CR450, projetado para atingir uma velocidade máxima de 400 km/h.

O CR450, que estreou em Pequim no último domingo (30), será o trem de alta velocidade mais rápido do mundo quando entrar em operação comercial.

LEIA TAMBÉM: China revela trem mais rápido do mundo: inovação que desafia os limites da velocidade

Foco na eficiência e logística moderna

Também neste ano, a China Railway planeja aumentar a oferta de transporte ferroviário para facilitar o deslocamento das pessoas e reduzir os custos logísticos da sociedade, atendendo à crescente demanda por serviços e à transformação industrial.

O especialista em ferrovias Sun Zhang, da Universidade Tongji de Xangai, destacou para a Xinhua que o rápido desenvolvimento do setor ferroviário trará conveniência para os viajantes e impulsionará o crescimento econômico ao facilitar a logística.

Em 2024, a infraestrutura logística ferroviária avançou significativamente, com a construção de 44 linhas ferroviárias especiais para carga e 12 bases logísticas ao longo das ferrovias.

Desenvolvimento do turismo e novas linhas regionais

A China Railway também está aprimorando o sistema de trens turísticos. Em 2024, 1.860 trens dedicados ao turismo foram operados, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Essas iniciativas buscam estimular economias locais, como a "economia de neve e gelo" e a "economia prateada" voltada para idosos.

Entre as novas linhas regionais, a ferrovia de alta velocidade Xangai-Suzhou-Huzhou, lançada em dezembro de 2024, foi projetada para atender demandas específicas de residentes locais. O trajeto, que anteriormente levava uma noite inteira de navio e cerca de duas horas de carro, agora pode ser percorrido em menos de uma hora pelo trem de alta velocidade.

Impacto econômico

Em 2024, o sistema ferroviário nacional transportou 4,08 bilhões de passageiros, um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior, e atingiu um recorde diário de 21,448 milhões de passageiros.

O transporte de carga também cresceu, com um total de 3,99 bilhões de toneladas, um aumento de 1,9% em comparação a 2023. Estima-se que o sistema ferroviário reduziu os custos logísticos da sociedade em cerca de 60 bilhões de yuans (aproximadamente 8,2 bilhões de dólares) no último ano.

Com esses avanços, o setor ferroviário da China não apenas reforça sua posição de liderança global, mas também se consolida como uma força motriz para o desenvolvimento sustentável e a conectividade regional.

Com informações da Xinhua

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar