CHINA EM FOCO

China revela inovador trem ultra leve que deve ser introduzido ainda este ano

Estatal apresenta novissimo projeto de trem consideravelmente mais leve que os convencionais

Novo trem chinês de fibra de carbono é surpreendenteCréditos: Xinhua
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Nesta semana, a Empresa Chinesa de Transportes Ferroviários (CRRC) anunciou o lançamento do CETROVO 1.0, um novo trem metrô feito de fibra de carbono, que é significativamente mais leve e mais eficiente em energia comparado aos modelos tradicionais, segundo a CRRC Qingdao Sifang Co., desenvolvedora do projeto.

O CETROVO 1.0, foi apresentado em Qingdao, na Província de Shandong, no leste da China.

Com uma estrutura e corpo compostos por fibra de carbono, o peso do veículo foi reduzido em 25% para o corpo e 50% para a estrutura do bogie (truque ferroviário), resultando em uma redução total de 11% no peso comparado aos trens convencionais.

Liu Jinzhu, projetista-chefe do trem, explicou que o consumo operacional de energia de cada trem seria reduzido em 7%, o que corresponde a uma diminuição nas emissões de dióxido de carbono de cerca de 130 toneladas por ano, equivalente ao plantio de 101 mu (aproximadamente 6,7 hectares) de árvores.

Além disso, o uso de materiais de fibra de carbono aumenta a resistência da carroceria do trem, melhorando a resistência a impactos e prolongando a durabilidade estrutural. Isso também melhora a adaptabilidade do trem a diversas condições ambientais e reduz os custos de manutenção. O novo trem de metrô passou nos testes de fábrica e está previsto para entrar em operação em Qingdao ainda este ano.

Revolução ferroviária na China

Nos últimos dez anos, a China passou por uma signficativa revolução em seu sistema ferroviário, especialmente com o desenvolvimento acelerado de sua rede de trens de alta velocidade. A estatal CRRC tem tido papel crucial nesses empreendimentos.

A extensão das linhas de alta velocidade atingiu 25.000 km até o final de 2017, representando dois terços do total mundial. Até o final de 2020, essa rede alcançou 37.900 km e prevê-se que atinja 50.000 km no ano que vem.

A eficiência e a conectividade foram amplamente melhoradas. Em 2020, 75% das cidades chinesas com população de 500 mil pessoas ou mais tinham ligação ferroviária de alta velocidade.

Linhas chave como a Pequim-Xangai e a Pequim-Hong Kong, a mais longa do mundo, destacam-se, conectando importantes centros urbanos em menos de dez horas.

Com informações de Xinhua

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