Nesta semana, a Empresa Chinesa de Transportes Ferroviários (CRRC) anunciou o lançamento do CETROVO 1.0, um novo trem metrô feito de fibra de carbono, que é significativamente mais leve e mais eficiente em energia comparado aos modelos tradicionais, segundo a CRRC Qingdao Sifang Co., desenvolvedora do projeto.
O CETROVO 1.0, foi apresentado em Qingdao, na Província de Shandong, no leste da China.
Com uma estrutura e corpo compostos por fibra de carbono, o peso do veículo foi reduzido em 25% para o corpo e 50% para a estrutura do bogie (truque ferroviário), resultando em uma redução total de 11% no peso comparado aos trens convencionais.
Liu Jinzhu, projetista-chefe do trem, explicou que o consumo operacional de energia de cada trem seria reduzido em 7%, o que corresponde a uma diminuição nas emissões de dióxido de carbono de cerca de 130 toneladas por ano, equivalente ao plantio de 101 mu (aproximadamente 6,7 hectares) de árvores.
Além disso, o uso de materiais de fibra de carbono aumenta a resistência da carroceria do trem, melhorando a resistência a impactos e prolongando a durabilidade estrutural. Isso também melhora a adaptabilidade do trem a diversas condições ambientais e reduz os custos de manutenção. O novo trem de metrô passou nos testes de fábrica e está previsto para entrar em operação em Qingdao ainda este ano.
Revolução ferroviária na China
Nos últimos dez anos, a China passou por uma signficativa revolução em seu sistema ferroviário, especialmente com o desenvolvimento acelerado de sua rede de trens de alta velocidade. A estatal CRRC tem tido papel crucial nesses empreendimentos.
A extensão das linhas de alta velocidade atingiu 25.000 km até o final de 2017, representando dois terços do total mundial. Até o final de 2020, essa rede alcançou 37.900 km e prevê-se que atinja 50.000 km no ano que vem.
A eficiência e a conectividade foram amplamente melhoradas. Em 2020, 75% das cidades chinesas com população de 500 mil pessoas ou mais tinham ligação ferroviária de alta velocidade.
Linhas chave como a Pequim-Xangai e a Pequim-Hong Kong, a mais longa do mundo, destacam-se, conectando importantes centros urbanos em menos de dez horas.
Com informações de Xinhua